Pós-graduada em Tricologia e Terapia Capilar. Graduada em Biomedicina. Pós-graduação em Tricologia pela f...
iFormou-se em em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nos últimos três anos, aprofundou seus conhecimentos em beleza e autocuidado.
iA presença de caspa na sobrancelha é uma condição que pode causar bastante incômodo. O problema chama a atenção pelo acúmulo de flocos brancos nos fios e, em alguns casos, pela vermelhidão e coceira.
Também conhecida como dermatite seborreica, a caspa na sobrancelha pode ser de ordem genética, mas também pode estar relacionada a hábitos e até mesmo a saúde emocional. É o que explica a biomédica e tricologista Carol Coutinho com quem conversamos sobre as causas e tratamentos para o problema.
O que causa a caspa na sobrancelha
Segundo Carol Coutinho, as causas da caspa na sobrancelha ainda não são muito conhecidas pelos médicos. O que se sabe é que essa condição pode ser desencadeada por diferentes fatores internos e externos.
“A caspa na sobrancelha se assemelha a caspa no couro cabeludo. Pode ter origem genética ou pode ser desencadeada por fatores emocionais como o estresse, fatores externos como água muito quente na região da sobrancelha ou a presença de um fungo que pode gerar um processo inflamatório na região”, afirma.
Outra possível causa para o problema seria a oleosidade excessiva no rosto. Dra. Carol explica que o excesso de oleosidade na pele pode piorar a proliferação da caspa na sobrancelha.
Saiba mais: Pele vermelha ou inflamada: possíveis causas e tratamento
Caspa na sobrancelha e no couro cabelo tem relação?
A caspa na sobrancelha tem muitas similaridades com a caspa no couro cabeludo. Provoca descamação da pele, pode causar coceira e não é contagiosa. No entanto, as duas não estão relacionadas.
“Não necessariamente quem tem caspa no couro cabeludo vai ter na sobrancelha, não está associado. Você pode ter no couro cabeludo e não ter na sobrancelha e vice-versa”, explica.
Como tratar a caspa na sobrancelha
Uma vez que a caspa na sobrancelha pode ser desencadeada por oleosidade excessiva e hábitos de higiene, Carol Coutinho recomenda cuidados básicos para tratar o problema. São eles:
- Fazer a higienização da sobrancelha com sabonete adequado para sua pele e indicado por um dermatologista
- Evitar usar água muito quente para fazer a higienização da pele do rosto
- Remover bem a maquiagem e nunca dormir com excesso de maquiagem no rosto, especialmente sombras e lápis usados para delinear a sobrancelha
Outra dica é usar o shampoo anticaspa prescrito pelo dermatologista nos pelos da sobrancelha. “Pode usar um pouquinho na região da sobrancelha. Aplicar com algodão, limpando, e deixar um tempo de pausa de dois minutos”, recomenda.
Saiba mais: Tipos de pele: descubra qual é o seu e como cuidar
Óleos vegetais e terapia com laser são alternativa
Para Carol Coutinho, os óleos vegetais com ação antifúngica podem ser aliados no combate à caspa na sobrancelha.
“Sou fã do uso de óleos vegetais essenciais como óleo de jojoba, que eu uso como carregador, e algumas gotinhas do óleo de melaleuca. Você pode passar após a limpeza da pele, pausar meia hora e retirar. Você pode fazer isso três vezes na semana para controlar os fungos e bactérias”, afirma.
De acordo com a biomédica e tricologista, a ação dos óleos vegetais essenciais também controla o processo inflamatório e reduz a coceira. Outra opção de tratamento sugerida pela especialista é a laserterapia, que proporciona benefícios similares.