Especialista em periodontia e odontopediatria. Possui capacitação na área de Harmonização orofacial
Formou-se em em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nos últimos três anos, aprofundou seus conhecimentos em beleza e autocuidado.
iNão sabe o que comer depois da extração do siso? Conversamos com a cirurgiã-dentista Lucinanda Muiler, que sugeriu oito opções de alimentos para o pós-operatório.
“A sugestão da dieta pós-operatória de cirurgia de terceiros molares influencia diretamente na cicatrização da região da cirurgia”, afirma. Por isso, é preciso incluir na dieta alimentos que não causem atrito com os pontos ou que exijam mastigação intensa.
Como é a dieta após tirar o dente siso
Lucinanda explica que os alimentos líquidos e pastosos são os mais recomendados após a extração do siso. “O recomendado é uma alimentação líquida a pastosa, com temperatura fria ou gelada nas primeiras 48 horas, que gradativamente será substituída até o retorno a alimentos sólidos e temperaturas mais quentes”, comenta.
Saiba mais: Extração de dente: quando é indicada e como é a recuperação
O que comer depois da extração do siso?
De acordo com a dentista, essas são boas opções de alimentos e bebidas para comer e beber após extrair o dente siso:
1. Vitaminas
As vitaminas de fruta são boas opções de alimentos para quem tirou o siso. Além de nutritivas, elas têm a textura líquida que é ideal para que você consiga engolir sem causar atrito com a região recém operada.
2. Sorvetes
Além da textura pastosa e fácil de engolir, o sorvete tem a temperatura fria que é indicada no pós-operatório. Alimentos gelados auxiliam na minimização da dor e do inchaço causado pela remoção do siso.
Porém, tenha atenção: opte apenas por sorvetes 100% cremosos, sem casquinhas ou recheios duros, como amêndoas ou lascas de chocolate, por exemplo.
3. Mingau
O mingau é um alimento versátil que pode servir como refeição principal ou até mesmo como sobremesa. Você pode optar por opções industrializadas já prontas ou fazer receitas caseiras. Caso opte por preparar seu próprio mingau, garanta que todos os ingredientes estejam bem triturados. E lembre-se de consumir apenas após esfriar.
4. Purê de vegetais
Assim como as vitaminas de frutas, os purês de vegetais são uma opção nutritiva do que comer depois da extração do siso. Quando triturados, os legumes e verduras assumem uma textura pastosa que é fácil de ser ingerida sem causar dor ou arrebentar os pontos.
Saiba mais: Dor de dente: como aliviar e remédios
5. Sopa de legumes com frango
Uma forma de incluir mais proteínas na alimentação depois da extração do siso é comer sopa de legumes com frango. Use frango desfiado em tiras superfinas para facilitar a deglutição.
6. Água de coco
Não há muitas restrições de líquidos para quem extraiu os sisos. Com exceção das bebidas alcoólicas, a maioria dos líquidos estão liberados, desde que sejam consumidos frios ou gelados. Isso inclui a água de coco, que tem nutrientes e previne a desidratação.
7. Isotônicos
Muito indicados para a reposição de energia, os isotônicos também são recomendados pela dentista Lucinanda para consumo após extrair o siso. Essa bebida repõe vários nutrientes essenciais, incluindo água e minerais. Porém, seu consumo não deve ser excessivo.
8. Sucos
A especialista também indica o consumo de sucos. Para uma dieta mais equilibrada, vale apostar em sucos naturais. A única restrição são sabores extremamente ácidos, que podem causar irritação na região dos pontos do siso.