Mariana Oliveira é oncohematologista na Oncoclínicas, São Paulo
Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A influenciadora digital Fabiana Justus, filha do apresentador Roberto Justus, tem compartilhado nas redes sociais detalhes de seu tratamento contra a leucemia mieloide aguda. Internada desde 26 de janeiro, após dar entrada no hospital com queixas de dores nas costas e febre, Fabiana também expõe os desafios em conciliar a maternidade com as sessões de quimioterapia.
Antes de iniciar o tratamento, a influenciadora revelou que interromperia a amamentação do filho Luigi, de 6 meses. Mas porque é preciso interromper a amamentação?
Porque interromper a amamentação durante o tratamento contra o câncer?
De acordo com Mariana Oliveira, onco-hematologista da Oncoclínicas São Paulo, a pausa na amamentação é necessária devido aos riscos que a quimioterapia pode gerar. “Muitos medicamentos (e quimioterápicos) podem ser transferidos para o leite materno e assim passar através da amamentação para o bebê”, revela.
A amamentação durante a quimioterapia também pode comprometer a saúde da paciente. “As microfissuras na pele causadas pela amamentação também podem servir como porta de entrada para infecções bacterianas, que podem ser graves quando a imunidade está baixa devido à ação da quimioterapia nos pacientes com Leucemia Aguda”, destaca a especialista.
Saiba mais: Câncer de mama: é possível amamentar durante o tratamento? Entenda!
Segundo Mariana, mesmo após o fim do tratamento a amamentação não volta a ser liberada e, na maioria dos casos, o leite acaba secando naturalmente devido ao longo período sem o aleitamento.
Quais são as alternativas para a amamentação?
Tendo em vista que o leite materno oferece todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê e deve preferencialmente ser ofertado de forma exclusiva até os seis meses de vida, é importante que as pacientes em tratamento contra o câncer possam buscar alternativas para seguir a amamentação de seus bebês.
Atualmente, existem 222 bancos de leite humano ao longo de todos os estados brasileiros. É possível consultar o posto mais próximo da sua localidade pelo telefone 136 e pela página da rBLH Brasil (Rede Global de Bancos de Leite Humano).
Saiba mais: 11 benefícios da doação de leite materno para mães e bebês
Receber a visita das crianças depende de alguns fatores
No Instagram, Fabiana ainda publicou um vídeo mostrando o dia de visitas dos filhos ao hospital onde segue em tratamento. O registro emocionou os internautas e chegou a ser curtido até mesmo pela atriz norte-americana Jennifer Aniston. Segundo a especialista, de forma geral, não há contraindicação de visitas durante o tratamento, desde que sejam respeitados os protocolos de segurança de cada hospital.
“Receber a visita de pessoas queridas só deve fazer bem. No entanto, durante a quimioterapia para Leucemia, existe uma fase em que o paciente fica com baixa imunidade e, neste caso, aconselha-se a restringir a visita a poucos familiares e evitar contato com pessoas que estejam com gripe ou quadros infecciosos com potencial de transmissão para o paciente”, explica Mariana.
Quando se fala especialmente da visita dos filhos a mães e pais em tratamento de câncer, os responsáveis pela criança fora do hospital é que precisam ficar atentos à saúde dos pequenos para que dê tudo certo durante os reencontros. Entre os principais cuidados durante as visitas estão a higienização das mãos e evitar deitar ou sentar na cama do paciente.
“Outro ponto importante é jamais realizar a visita se estiver gripado ou em contato próximo com alguém gripado ou com doença infecciosa. Vale lembrar ainda que o uso de máscaras é obrigatório em muitos hospitais”, aconselha a onco-hematologista.
A leucemia mieloide aguda é um tipo de câncer que ataca a medula óssea e provoca a produção anormal de células mieloides (agente responsável pela formação de células sanguíneas) imaturas, que acabam não cumprindo sua função de defesa do organismo e se acumulam na medula óssea, impedindo a produção de outras células sanguíneas. Em tratamento, Fabiana Justus tem externado que a visita dos filhos tem sido fundamental para ajudar a passar pelo processo.
“Esse menino não existe! Parece que ele sabe exatamente o que eu preciso. Ficou grudado em mim... quietinho. Era exatamente o que eu precisava para me dar mais energia para continuar focada no tratamento. Meus filhos me dão toda a força que eu preciso! Que delícia de dia que foi ontem”, escreveu a influencer ao publicar o vídeo do encontro com o caçula.