Mariana Oliveira é oncohematologista na Oncoclínicas, São Paulo
Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iFabiana Justus comemorou, nesta quarta-feira (27 de março), mais uma etapa do seu tratamento contra a leucemia mieloide aguda. A influenciadora digital compartilhou nas suas redes sociais que recebeu a doação de medula óssea 100% compatível com um doador que não quis se identificar. No seu depoimento que emocionou vários seguidores, Fabiana fez um agradecimento à pessoa anônima: “você está me dando minha segunda chance”.
O MinhaVida explica aqui como o transplante de medula é feito e quais são as próximas etapas do tratamento de câncer de Fabiana Justus. Acompanhe!
Transplante de medula óssea: como esse procedimento é feito?
Fabiana compartilhou em suas redes sociais que, desde a descoberta da leucemia mieloide aguda, os médicos começaram a procurar por um doador que fosse compatível com ela. A influenciadora disse que em sua família tinham pessoas com 50% de compatibilidade, mas que o ideal seria conseguir alguém que fosse 100%.
Após dois meses de muita pesquisa, foi encontrado o doador 100% compatível com Fabiana, que topou fazer a doação de medula óssea sem se identificar. “Ele não sabe quem eu sou e eu não sei quem ele é. A única informação que ele tem é que sou uma pessoa adulta”, detalhou a filha de Roberto Justus.
Fabiana também aproveitou para contar como o transplante foi feito: “É como se fosse uma transfusão de sangue, em que as células entram pelo catéter e sabem para onde devem ir”.
Saiba mais: Leucemia: o que é, sintomas, tratamento e se tem cura
Em quais casos o transplante de medula óssea é indicado?
O transplante de medula óssea pode ser a melhor solução para várias doenças no sangue, inclusive a leucemia mieloide. Essa intervenção é indicada quando o paciente enfrenta condições em que sua medula óssea está comprometida ou não é capaz de produzir células sanguíneas saudáveis em quantidade suficiente. O procedimento, desde o início, era uma opção para o tratamento de Fabiana Justus.
Em entrevista anterior ao MinhaVida, a onco-hematologista Mariana Oliveira, explicou um pouco mais sobre o tratamento contra a leucemia mieloide aguda e em que momento o transplante é recomendado: “O tratamento envolve quimioterapia e a realização de um exame de medula óssea por volta de 28 dias após o fim do primeiro ciclo de quimio para avaliar como o paciente está respondendo à terapia. Em casos de recidiva da leucemia, o transplante de medula é o procedimento mais indicado”.
Leia também: Quimioterapia: o que é, como é feita e efeitos colaterais
Próximos passos do tratamento de Fabiana Justus após o transplante de medula
Após falar sobre o transplante de medula, Fabiana compartilhou com seus seguidores os próximos passos do seu tratamento de câncer. Ela disse que é preciso esperar um tempo até a “medula pegar”, depois disso a influenciadora vai precisar passar mais uma semana no hospital. Assim que tiver alta, Fabiana ainda precisa fazer acompanhamento médico regularmente e ficar com cateter por mais 6 meses.