Dermatologista do Fleury Medicina e Saúde. Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo com resi...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Quando o assunto é furúnculo na perna, surge a preocupação: como tratar quando ele está inflamado? De acordo com Thais Matsuda, dermatologista do Fleury Medicina e Saúde, o furúnculo é a inflamação do folículo piloso (pelo), causada por bactérias que invadem as camadas mais profundas da pele — geralmente através de pequenos machucados, e o melhor meio de tratá-lo é através da aplicação de compressas mornas no local.
“As bolsas térmicas com água morna são excelentes para quem está com furúnculo na perna. Além de aliviar a dor causada pela inflamação, elas podem conter o processo inflamatório, e acelerar a drenagem espontânea do pus”, explica.
Leia também: Pomadas para furúnculo: quais as melhores para o problema
Quais os sintomas mais comuns de furúnculo?
Dentre os principais sintomas de furúnculo na perna, estão:
- Protuberância vermelha, dolorosa e inchada na pele, geralmente com uma área central amarelada ou branca de pus
- Sensibilidade ao toque ou pressão na área afetada
- Calor e vermelhidão ao redor do furúnculo
- Pode haver coceira antes do furúnculo se desenvolver
- Febre quando a infecção se torna grave
Leia também: Remédio caseiro para furúnculo: veja o que funciona
O que causa furúnculo na perna?
O furúnculo na perna é uma infecção que, geralmente, é causada pela bactéria Staphylococcus aureus. Dentre os principais fatores responsáveis pelo desenvolvimento de furúnculos, estão:
- Pequenas lesões na pele, como arranhões ou cortes
- Condições como acne e eczema
- Baixa imunidade
- Má higiene pessoal
- Uso de roupas apertadas
- Excesso de umidade da pele
- Picadas de insetos
Vale ressaltar que o furúnculo é contagioso e também pode ser desenvolvido através do contato entre pessoas diagnosticadas com a infecção.
Como tratar furúnculo inflamado?
Para além das compressas quentes, a dermatologista Thais Matsuda esclarece que, para tratar o furúnculo inflamado, a depender da gravidade e da persistência dos sintomas, o mais recomendado é procurar orientação médica para a prescrição de antibióticos.
Quais são os riscos de um furúnculo inflamado?
Matsuda explica que, em relação a um furúnculo inflamado, potenciais riscos são bem raros. “As complicações não são comuns e, geralmente, refletem uma infecção não tratada, que pode se disseminar, acometendo uma área mais extensa de pele (celulite) e/ou se estendendo em profundidade (abscesso) — agravando o quadro", finaliza.
Saiba mais: Furúnculo na virilha: o que causa, como tratar, pomadas e mais