Médica Neurologista infantil, Especialista em doenças do Neurodesenvolvimento, incluindo TEA e em Toxina Botu...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iO TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) é um transtorno caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade e pode ser classificado em três tipos: o desatento, o hiperativo e o combinado.
Mas será que o TDAH é deficiência intelectual? Continue lendo para entender!
TDAH é deficiência intelectual?
Segundo a neurologista Gladys Arnez, o TDAH não é uma deficiência intelectual, pois está classificado no mesmo grupo dos transtornos de neurodesenvolvimento.
“Para que o paciente seja diagnosticado com TDAH, ele não pode ter deficiência intelectual — distúrbio do desenvolvimento neurológico que afeta a capacidade de aprendizado e o desenvolvimento intelectual. Ou seja, o coeficiente intelectual (QI) do paciente precisa estar dentro dos parâmetros da normalidade”, explica a especialista.
Saiba mais: Déficit de atenção ou distração? Entenda a diferença
O TDAH, porém, é considerado em concurso e em outras situações que envolvam avaliações ou seleções. Em muitos casos, pacientes podem solicitar situações especiais para lidar com os desafios específicos relacionados ao transtorno durante os exames ou concursos. Isso pode incluir tempo adicional para completar as provas, ambientes de teste menos distrativos, uso de recursos de apoio, entre outros.
Sintomas do TDAH
Os sintomas do TDAH envolvem um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade, podendo incluir dificuldades para:
- Organizar tarefas e atividades
- Manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas
- Não escutar quando lhe dirigem a palavra
- Perder objetos necessários às tarefas ou atividades
- Esquecer-se de atividades cotidianas
Saiba mais: Saiba mais: 7 sinais identificam TDAH em adultos
Já os sintomas da deficiência intelectual podem variar de acordo com seu grau: leve, moderado ou grave.
No grau leve, por exemplo, podem haver sinais que muitas pessoas confundem com TDAH, como limitações para atividades de socialização, em fazer ou manter amizades, em conseguir um emprego (no caso de adultos) e de permanecer em algum cargo.
Já em situações graves, o paciente pode apresentar atraso significativo em marcos do desenvolvimento, como atraso na fala, na aprendizagem de habilidades motoras, na interação social, além de dificuldades significativas em compreender informações e raciocinar.
Saiba mais: Cafeína pode aliviar sintomas de TDAH, aponta estudo
Como diferenciar TDAH e deficiência intelectual?
Embora as duas condições possam afetar a atenção de uma pessoa, a desatenção associada ao TDAH não é resultado de uma deficiência intelectual, mas sim do próprio transtorno de déficit de atenção. Portanto, a capacidade intelectual permanece intacta em uma pessoa com TDAH.
Ainda que os pacientes com TDAH possam enfrentar dificuldades semelhantes, como problemas de socialização ou manutenção de emprego, devido a questões de atenção, sua capacidade intelectual não é comprometida.
Sendo assim, é recomendada uma avaliação neuropsicológica com um neurologista para diferenciar melhor as condições, envolvendo a análise do coeficiente intelectual e a aplicação de testes específicos.
Saiba mais: Medicamentos para TDAH: quais são os tipos mais utilizados