Médica endocrinologista e metabologista pela Universidade Federal de São Paulo/ UNIFESP/EPM. Título de especialista em C...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iO Ozempic é um medicamento indicado para tratar diabetes tipo 2, mas que tem sido usado por pessoas que desejam emagrecer por seus efeitos na diminuição do apetite. Seu princípio ativo é a semaglutida, que tem efeitos sobre o peso e sobre o controle da glicemia.
Mas será que Ozempic comprimido emagrece? Conversamos com a médica Giovanna Carpentieri, endocrinologista e metabologista, que falou sobre os efeitos do medicamento.
O que é Ozempic comprimido?
O Ozempic é um medicamento injetável fabricado pela farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk. Ele não vem em comprimido, mas sim em uma caneta que deve ser aplicada semanalmente na pele, estando disponível em três doses: 0,25 mg, 0,50 mg e 1 mg.
Leia mais: Ozempic é seguro quando usado para emagrecer?
A forma em comprimido da semaglutida, o princípio ativo do Ozempic, se chama Rybelsus, que também é fabricado pela Novo Nordisk. “A semaglutida oral, chamada de Rybelsus, tem efeitos sobre o peso e sobre o controle da glicemia parecidos com a semaglutida injetável, chamada de Ozempic”, fala Giovanna.
As duas versões existem porque alguns pacientes preferem o uso da medicação oral em vez da injetável. “Além disso, para pacientes que viajam pode ser mais cômodo para o transporte”, complementa a médica.
Ozempic comprimido emagrece?
Sim, o medicamento, seja oral ou injetável, pode ajudar no emagrecimento. A endocrinologista e metabologista explica que a semaglutida é aprovada para o tratamento da obesidade em uma dose maior que a dose para o tratamento do diabetes. Lembrando que Ozempic é a versão injetável da semaglutida.
“A semaglutida auxilia no controle da saciedade, geralmente diminui a quantidade de comida ingerida e culmina com a perda de peso. Considero um tratamento excelente para perda de peso para aqueles pacientes que não possuem contraindicações à medicação”, fala.
Leia mais: "Ozempic natural": berberina ajuda a emagrecer?
Vale lembrar, porém, que o uso do medicamento é para o tratamento de diabetes tipo 2. O uso do remédio, seja oral ou injetável, para emagrecimento é considerado off label, ou seja, quando o uso não é o indicado na bula. Essa prática é permitida pelo Conselho Federal de Medicina.
Efeitos podem ser diferentes?
Os efeitos no emagrecimento podem ser um pouco menores entre quem usa a versão oral, o Rybelsus, mas a médica confirma que ele também pode ser usado para a perda de peso. Os efeitos colaterais, como náuseas e vômitos e diarreia, porém, podem ser mais acentuados na versão oral.
Preços Ozempic e Rybelsus
Segundo a médica, os preços dependem da dose da medicação, “mas a dose máxima das duas (14 mg diário de Rybelsus ou 1 mg semanal do Ozempic) possuem o mesmo valor”, fala. Para um mês de aplicação, o Ozempic pode chegar a um valor de R$ 1 mil. Já o Rybelsus tendo também o valor aproximado de R$ 1 mil ao mês na versão de 14 mg.