Nutricionista, pós graduada em Nutrição Funcional pela VP, formação em Modulação Intestinal é especializada em atendimen...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iO açúcar mascavo, rico em cálcio, magnésio, fósforo e potássio, é o tipo de açúcar mais próximo da cana-de-açúcar in natura. Além de manter suas propriedades naturais, possui coloração mais escura e sabor mais forte.
Embora não tenha passado pelo processo químico de refinamento e adição de ativos que dão a coloração branca ao açúcar “tradicional”, existem algumas restrições para seu consumo e ele continua sendo um açúcar.
Saiba mais: Açúcar demerara é saudável? O que é, benefícios e como usar
Açúcar mascavo faz mal?
Conforme a nutricionista Isabella Farias, o açúcar mascavo não faz mal desde que não seja consumido em excesso, afinal, qualquer coisa em excesso não é interessante. “Recomenda-se que o consumo de açúcar, de qualquer tipo, não deve ultrapassar 25 gramas ao dia”, pontua a especialista.
Portanto, pessoas com restrições alimentares específicas ou condições médicas podem precisar evitar o seu consumo, como:
- Diabetes: o açúcar mascavo pode aumentar os níveis de glicose no sangue, exigindo cautela em pessoas com diabetes. Adoçantes naturais, como stevia, são opções mais seguras e recomendadas, especialmente sob orientação médica, para controlar a ingestão de açúcar
- Intolerância à frutose: o açúcar mascavo também contém frutose e algumas pessoas podem ter dificuldade em metabolizá-la. Nesse caso, a melhor opção a ser consumida é a sacarina, um adoçante artificial que é extraído de um derivado do petróleo e não contém frutose
- Doenças cardiovasculares: pessoas com problemas cardíacos, como doenças cardiovasculares ou hipertensão, muitas vezes são aconselhadas a limitar sua ingestão de açúcar, inclusive o mascavo, já que isso pode afetar diretamente a saúde vascular.
Saiba mais: Troque o açúcar por estes sete substitutos saudáveis
Açúcar mascavo engorda ou emagrece?
O açúcar mascavo não emagrece nem engorda, assim como nenhum alimento. “O que irá determinar isso sempre é a quantidade ingerida. Por isso, é importante se atentar à quantidade que está sendo usada e à frequência disso em sua rotina, podendo ser ajustada da melhor maneira com ajuda de um profissional”, alerta a especialista.
Saiba mais: Receitas sem açúcar: 9 opções fáceis e saudáveis