
Sou nutricionista, formada pelo IPA, pós-graduanda em avaliação metabólica com o Dr. Eric Slywitch, pós-graduanda em nut...
i
Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
i
Paul McCartney já passou dos 80, mas continua esbanjando energia nos palcos como se ainda estivesse nos tempos dos Beatles. Com shows que duram mais de duas horas, ele canta, toca e se movimenta sem perder o fôlego — e o mais impressionante é que sua saúde também segue impecável.
Mas qual é o segredo do astro para ter essa disposição toda? Além de um estilo de vida disciplinado e exercícios regulares, sua alimentação desempenha um papel fundamental. McCartney segue uma dieta há mais de 30 anos que, segundo ele, faz toda a diferença para manter o corpo e a mente em equilíbrio. Saiba qual é:
A dieta de Paul McCartney
O Beatle segue uma dieta vegana — ele não consome carne, laticínios ou outros derivados de animais — há mais de 30 anos. A decisão veio após um episódio marcante: enquanto pescava, viu um peixe agonizando em sua vara, sem conseguir respirar.
Entre seus pratos favoritos estão macarrão Pad Thai, hambúrgueres de jaca, salada panzanella e biscoitos crocantes de nozes, todos à base de ingredientes vegetais. Essa alimentação permite que ele mantenha uma dieta variada, rica em gorduras saudáveis, fibras e proteínas vegetais.
A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) reforça que dietas veganas "trazem resultados benéficos na prevenção e no tratamento de diversas doenças crônico-degenerativas não transmissíveis". Em uma entrevista anterior ao MinhaVida, a nutricionista Maria Julia Rosa complementa que os adeptos do veganismo apresentam menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares, oculares, renais e até câncer.
Sendo a estrela que é, Paul McCartney viaja pelo mundo com seu chef pessoal, que prepara suas refeições e as de sua esposa, garantindo uma alimentação vegana saudável e saborosa.
Em seu último show na Argentina, sua lista de pedidos para o buffet incluía 50 filés de "frango fake", 60 salsichas vegetarianas, hambúrgueres veganos, tofu, arroz integral e uma grande variedade de frutas e vegetais.
Quanto às bebidas, havia diversas opções vegetais como leite de aveia, soja, arroz, amêndoas e coco, além de chá japonês, água mineral italiana e algumas bebidas alcoólicas, como cerveja, tequila e licores. O músico, que já foi adepto da maconha, mas que hoje prefere apenas um bom drinque.
Mas é importante lembrar que, para obter todos esses benefícios, a dieta vegana precisa ser equilibrada. A SVB alerta que é necessário aderir a opções saudáveis e fazer a reposição adequada de nutrientes.
Além dessa alimentação balanceada — que ele consegue manter com a ajuda de um chef pessoal — McCartney é um grande entusiasta dos esportes. Ele pratica ioga, levanta pesos na academia e gosta de correr. O conjunto de hábitos saudáveis, aliado à sua dieta à base de vegetais, é a chave para sua vitalidade do astro aos 82 anos.