Camila Pedrosa possui graduação em Nutrição e é especialista em comportamento alimentar e Fisiopatologia Humana e doença...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
A inflamação intestinal, geralmente, é causada pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminadas. A condição apresenta sintomas bem incômodos como dor abdominal, diarreia e náuseas, e, na busca por métodos para aliviá-los, vem a dúvida: existe chá para intestino inflamado?
De acordo com Camila Pedrosa, nutricionista especialista em comportamento alimentar, fisiopatologia humana e doenças autoimunes, existe sim. “Há alguns chás que podem sim aliviar esses sintomas. Nós temos à disposição chás que são ricos em muitos compostos bioativos, que são propriedades essenciais para ajudar a aliviar os principais desconfortos causados pela inflamação intestinal”.
Leia também: Intoxicação alimentar: o que comer em um momento de crise?
Chás para intestino inflamado
1 - Chá de gengibre
O chá de gengibre é uma excelente opção para a inflamação intestinal, visto que ele é composto por propriedades antibacterianas, capazes de combater as bactérias causadoras da doença.
Além disso, a bebida possui efeito anti-inflamatório, que proporciona alívio para sintomas como dor abdominal e diarréia. “Esse chá também melhora a motilidade gastrointestinal, e isso é ótimo para minimizar as náuseas e vômitos”, completa a nutricionista.
Aprenda como fazer!
Ingredientes
- 3 colheres (sopa) de gengibre fresco, picado ou ralado
- 3 xícaras (chá) de água quente
- 2 colheres (sopa) de mel
Como preparar
Em uma panela, adicione o gengibre e despeje a água quente. Deixe a mistura em infusão por cerca de 5 a 10 minutos, em fogo baixo. Após a infusão, coe o chá utilizando um coador fino para retirar os pedaços de gengibre. Para finalizar, adoce com o mel.
2 - Chá de camomila
O chá de camomila também possui propriedades anti-inflamatórias, que são capazes de reduzir a inflamação do intestino, gerando alívio da dor e demais desconfortos. “A propriedade calmante da camomila também ajuda a minimizar os espasmos musculares, que normalmente, pioram os casos de diarreia.
Aprenda como fazer!
Ingredientes
- 3 colheres (chá) de flores secas de camomila
- 3 xícaras (chá) de água quente
- 2 colheres (sopa) de mel
Como preparar
Em uma panela, Disponha as flores de camomila,despeje a água quente e deixe em infusão por três minutos. Em seguida, coe utilizando um coador específico para chá, acrescente o mel, misture até ficar homogêneo e beba o chá ainda quente.
3 - Chá de hortelã
Assim como o gengibre, a hortelã possui propriedades antibacterianas, fundamentais para o combate das bactérias responsáveis pela inflamação intestinal. Camila Pedrosa destaca também que o chá de hortelã é perfeito para aliviar náuseas e vômitos, visto que a planta contém propriedades antiespasmódicas.
Aprenda como fazer!
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de folhas frescas de hortelã
- 3 xícaras (chá) de água quente
- 2 colheres (sopa) de mel
Como preparar
Em uma panela, coloque as folhas de hortelã. Despeje a água quente sobre as folhas e deixe a mistura em infusão por aproximadamente 5 minutos, em fogo baixo. Após a infusão, coe o chá, adicione o mel e misture bem até dissolver.
Quais as precauções?
Camila Pedrosa alerta que é extremamente necessário que o paciente com inflamação intestinal marque uma consulta com um profissional de saúde antes de consumir os chás recomendados. Isso porque, segundo a especialista, inicialmente, é preciso saber o que será prescrito pelo médico, a fim de evitar que ocorra interação entre os chás e os medicamentos (isso afeta negativamente o tratamento).
Saiba mais: 10 chás que interagem com medicamentos