Dr. Marco Antonio Viana Miguel é Médico Otorrinolaringologista pela Escola Paulista de Medicina (EPM - UNIFESP)
Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
A tosse com catarro verde é uma reação natural do corpo, sendo um mecanismo de defesa do sistema respiratório. O catarro verde é um sintoma associado a doenças respiratórias como gripe, pneumonia, sinusite e bronquite.
Marco Viana, otorrinolaringologista e coordenador médico da Saúde Digital do Grupo Fleury, explica que o catarro nesta coloração é resultado da ação dos glóbulos brancos durante o combate a uma infecção, que pode ser tanto viral quanto bacteriana.
“É importante ressaltar que infecções virais também podem causar essa resposta do nosso corpo e por isso a presença do catarro esverdeado não define o diagnóstico de se a doença é bacteriana ou não, sendo necessárias outras avaliações do quadro clínico”.
Leia também: Remédio caseiro para tosse: 12 opções para aliviar o sintoma
O que causa a tosse?
Existem dois tipos principais de tosse. São eles:
1 - Tosse produtiva
A tosse produtiva ocorre quando o sintoma é acompanhado de secreção de muco ou catarro. A presença de catarro ajuda a remover bactérias, vírus e substâncias irritantes das vias respiratórias. É neste tipo de tosse que o catarro verde aparece.
2 - Tosse seca
Diferentemente da produtiva, a tosse seca não envolve a criação de muco ou catarro. Ela pode ser causada por irritação na garganta, asma, refluxo gastroesofágico, ou até mesmo por efeito colateral de medicamentos.
Leia também: Pneumonia bacteriana: o que é, sintomas, causas e se é contagiosa
Quais são os sintomas associados à tosse com catarro verde?
É comum que pacientes com catarro verde apresentem outros sintomas, como:
- Febre
- Falta de ar
- Dor no peito
- Fadiga
- Chiado no peito (em casos mais específicos)
“A presença e a intensidade desses sintomas podem variar conforme a doença que está causando esse catarro e a saúde geral do paciente”, enfatiza o médico.
Leia também: Sons pulmonares: o que indicam, tipos, causas e como tratar
Como tratar a tosse com catarro verde?
Como a tosse com catarro verde acontece quando há alguma condição específica, é fundamental investigar a origem do sintoma para que, a partir do diagnóstico, seja feito o tratamento correto.
“Se uma infecção bacteriana for confirmada, por exemplo, antibióticos podem ser prescritos. Também são recomendados repouso, hidratação adequada e, em alguns casos, o uso de expectorantes para facilitar a eliminação do catarro. Em situações de desconforto respiratório e/ou chiados no peito, inaladores ou broncodilatadores podem ser usados”, orienta Marco Viana.
Saiba mais: Gargarejo para dor de garganta inflamada: quando e como fazer