Dermatologista graduada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, com residência no Hospital das Clínica...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iRugas são como pegadas que o tempo deixa na pele, sendo evidências do processo natural de envelhecimento. Mas por que o envelhecimento causa rugas? A resposta está nas complexas interações entre genética, estilo de vida e fatores ambientais.
À medida que envelhecemos, a pele passa por várias mudanças estruturais. Uma das mudanças mais significativas é a diminuição da produção de colágeno e elastina, duas proteínas fundamentais que conferem elasticidade e firmeza à pele.
Além disso, a capacidade das células da pele de se regenerarem diminui com o tempo, levando a uma pele mais fina e menos resistente aos danos externos. Somado a isso, fatores externos também podem influenciar.
Continue lendo para entender por que algumas pessoas têm rugas antes das outras.
Leia mais: Rugas na testa: por que acontecem e como evitar
Por que algumas pessoas têm mais rugas que outras?
Existem vários fatores que influenciam o envelhecimento da pele e o aparecimento de rugas. “A exposição ao sol sem proteção, o tabagismo, a genética, a nutrição, o estresse e a hidratação inadequada são alguns dos principais. Cada pessoa é única, então a velocidade e o tipo de envelhecimento da pele podem variar”, explica a dermatologista Valéria Marcondes.
Vamos entender melhor cada um desses fatores a seguir!
1. Exposição ao sol sem proteção
A radiação UV do sol é uma das principais causas do envelhecimento da pele. “Ela danifica as fibras de colágeno e elastina, levando ao surgimento de rugas, manchas solares e flacidez”, fala a médica.
2. Tabagismo
Fumar libera substâncias químicas que prejudicam a circulação sanguínea na pele, reduzindo o suprimento de oxigênio e nutrientes. “Isso pode levar à formação de rugas precoces, além de deixar a pele com uma aparência opaca e sem vida”.
3. Genética
“A predisposição genética de uma pessoa pode influenciar como sua pele envelhece. Alguns genes podem tornar a pele mais suscetível aos danos causados pelo sol ou predispor a certas condições de pele que aceleram o envelhecimento”, explica Valéria.
4. Nutrição
Uma dieta pobre em nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e antioxidantes, pode afetar a saúde da pele. Por outro lado, uma dieta rica em frutas, vegetais, proteínas e gorduras saudáveis pode ajudar a manter a pele jovem e radiante.
5. Estresse
O estresse crônico pode desencadear uma série de reações no corpo que contribuem para o envelhecimento da pele, como a liberação de hormônios do estresse e a redução da capacidade de regeneração celular.
6. Hidratação inadequada
A falta de hidratação adequada pode deixar a pele seca, áspera e mais propensa a rugas. “Beber bastante água e usar produtos hidratantes pode ajudar a manter a pele saudável e jovem”, complementa a especialista.
7. Sedentarismo
A prática de atividades físicas traz muitos benefícios para o corpo e para a pele. Melhora a circulação sanguínea, melhora o metabolismo do organismo, combate o estresse e melhora a qualidade do sono. Além disso, combate a flacidez, a celulite e a gordura localizada.
Leia mais: Comer manga ajuda a reduzir as rugas, diz estudo
Tratamento das rugas
As rugas não são classificadas como doença - o seu surgimento faz parte de um processo natural do envelhecimento. A procura de um profissional, no entanto, ocorre quando o paciente sente a necessidade ou o desejo de protelar o surgimento das marcas ou, então, tratar as que já apareceram. Portanto, é uma modalidade de tratamento estético que pode ser realizado de diferentes maneiras:
-
Cremes antirrugas
- Toxina butolínica
- Laser
- Ácido retinoico
- Peeling de diamante
- Peeling de cristal
- Preenchimento facial com ácido hialurônico
- Eletrolifting
- Ginástica facial
Antes de pensar em tratamento, lembre-se que é sempre possível manter os cuidados de prevenção. A adoção de um estilo de vida saudável, que inclui proteger a pele do sol, evitar o tabagismo, gerenciar o estresse e manter uma rotina de cuidados com a pele adequada, pode ajudar a minimizar os efeitos do envelhecimento e manter a pele com uma aparência mais jovem por mais tempo.