Cirurgião-geral graduado em medicina pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina. Residênc...
iA fimose é uma condição em que o prepúcio, que é a pele que cobre a glande do pênis, não se retrai completamente, dificultando a exposição da cabeça do pênis. Muito comum em bebês, pode também acontecer em casos de infecções da glande, por exemplo.
Há dois tipos de fimose, sendo que cada uma delas tem suas particularidades e tratamentos diferentes.
Fimose fisiológica ou primária: este é o tipo mais comum de fimose. Ela pode estar presente desde o nascimento em bebês meninos. A fimose fisiológica ocorre por uma aderência normal entre as camadas internas do prepúcio e da glande (a cabeça do pênis). Isso torna a retração completa do prepúcio mais difícil. Na maioria dos casos, essa aderência se rompe espontaneamente até os 3 anos de idade, mas em alguns casos pode persistir até a adolescência sem a necessidade de tratamento específico.
A fimose fisiológica não é um problema, a menos que cause infecções ou dificuldade para urinar.
Fimose secundária ou patológica: este tipo de fimose surge ao longo da vida, geralmente após quadros de infecções ou traumas. Pode ocorrer na adolescência ou na vida adulta. Quando a pele não cede o suficiente com o passar do tempo, pode ser necessário usar uma pomada específica ou fazer uma cirurgia. Além disso, outras condições, como infecções ou problemas na pele, podem causar fimose na idade adulta, resultando em dor, desconforto nas relações sexuais ou infecções urinárias.
A fimose pode ser classificada em diferentes graus, dependendo da dificuldade de retração do prepúcio. Essa classificação ajuda a identificar a gravidade da condição e acompanhar o progresso do tratamento.
Grau 1: é possível puxar totalmente o prepúcio, mas a base da glande ainda fica coberta por pele.
Grau 2: o prepúcio pode ser puxado, mas a pele não passa na parte mais larga da glande.
Grau 3: a glande pode ser puxada apenas até o orifício urinário.
Grau 4: o acúmulo de pele é tão grande que a retração do prepúcio é muito reduzida, tornando impossível expor a glande.
Grau 5: é a forma mais grave de fimose, na qual não é possível puxar a pele do prepúcio para expor a glande.
Leia também: Pênis e prepúcio inchado: o que pode causar o problema?
A fimose pode causar dor, desconforto nas relações sexuais ou infecções urinárias, por isso é importante consultar um urologista para iniciar o tratamento mais adequado, que normalmente é feito através da cirurgia.
A fimose patológica é causada por infecções, inflamações ou traumas que provocam cicatrizes e aderências no prepúcio, tornando-o mais estreito e rígido.
Ela pode ocorrer em qualquer idade e pode causar dor, sangramento, balanopostite (infecção da glande e do prepúcio) e parafimose (estrangulamento da glande pelo prepúcio). No caso da pessoa idosa, a fimose é causada pela perda de elasticidade da pele do prepúcio e pela diminuição ou ausência de ereções. A fimose no idoso pode dificultar a higiene e aumentar o risco de infecções.
Impacto da fimose na qualidade de vida:
- Baixa autoestima;
- Depressão;
- Ansiedade;
- Dificuldades no relacionamento sexual;
- Prejuízo na vida social.
A cirurgia de circuncisão é um procedimento simples e seguro, que pode trazer alguns benefícios, como facilitar a higiene, prevenir infecções, reduzir o risco de câncer peniano e de infecções sexualmente transmissíveis (IST), como o HIV.
Riscos da fimose não tratada:
- Infecções urinárias frequentes;
- Balanopostite (inflamação da glande e do prepúcio);
- Parafimose (estrangulamento da glande pelo prepúcio);
- Dificuldade na micção;
- Dor durante as relações sexuais;
- Aumento do risco de câncer de pênis;
- Aumento do risco de infecções sexualmente transmissíveis.
O tratamento da fimose depende da idade, do grau e dos sintomas do paciente. Em alguns casos, pode-se tentar o uso de pomadas à base de corticoides, que ajudam a reduzir a inflamação e a aumentar a elasticidade do prepúcio. Em outros casos, pode-se optar pela cirurgia de circuncisão, que consiste na remoção do prepúcio.
A fimose é uma condição comum e que pode ser tratada de forma eficaz. O importante é buscar ajuda médica para orientações e tratamento adequado.
Leia mais: Como cuidar do pênis do bebê e evitar fimose?