Sandro é médico nutrólogo especializado em emagrecimento, performance esportiva e longevidade.Nascido em Araruama, Rio d...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iGéis de carboidrato são suplementos alimentares compostos por carboidratos de rápida absorção, usados para gerar uma energia instantânea no organismo. Por isso, são muito usados em práticas prolongadas de exercícios físicos, como corridas de longa duração.
Compostos principalmente por carboidratos simples, como glicose e frutose, esses géis são projetados para serem facilmente digeridos e absorvidos pelo corpo, proporcionando uma fonte imediata de combustível para os músculos em atividade.
Leia mais: 6 alimentos que aumentam a energia e dão disposição
Quando usar o gel de carboidrato?
O gel disponibiliza glicose na corrente sanguínea em cerca de dez minutos. Porém, é importante saber que o melhor momento para usá-lo é quando começa a haver esgotamento e queda de rendimento em um exercíco extenuante. Por exemplo, vamos imaginar um corredor de provas longas, como um maratonista.
Este atleta terá que percorrer um percurso de 42 km ininterruptamente. Ou seja, o corpo gastará muitas calorias no processo, mas repô-las com alimentos sólidos será uma tarefa árdua. É no momento que o corpo começa a sentir essa necessidade de nutrientes que o gel servirá como combustível.
“Quando você consegue perceber os minutos que antecedem esse esgotamento durante o treinamento, está na hora de entrar com o gel para te suplementar”, explicou Sandro Ferraz, nutrólogo especializado em performance esportiva, em entrevista prévia ao MinhaVida.
Os benefícios do gel de carboidrato incluem:
- Repõem os estoques de glicogênio muscular
- Previnem a fadiga
- Melhoram o desempenho físico
- Geram energia instantânea
- São fáceis de digerir
Além disso, os géis de carboidratos ajudam a manter os níveis de glicose no sangue estáveis, evitando quedas bruscas que podem levar à hipoglicemia e à sensação de cansaço.
Leia mais: 8 receitas de bebidas nutritivas que dão disposição
Como usar gel de carboidrato?
Os géis de carboidrato devem ser consumidos preferencialmente durante o exercício, a cada 30-45 minutos, sempre junto com a ingestão de água para facilitar a absorção. Por exemplo, se uma pessoa vai correr durante 3 horas, ela poderá ingerir quatro ou mais géis ao longo do trajeto.
É importante experimentar diferentes marcas e sabores antes de um evento importante para encontrar o que melhor se adequa ao seu paladar e sistema digestivo. É importante, também, consultar um nutricionista, que indicará a melhor forma de uso para as suas necessidades.
Uma boa forma de testá-los é nos treinos longos. Por exemplo, corredores que vão realizar uma corrida de longa duração, como uma meia-maratona (21 km) ou uma maratona (42 km), podem testar o uso desses suplementos nos seus treinos mais longos durante as semanas de preparação.
Leia mais: Corrida: veja como começar sem risco de lesões
Para quem é indicado o gel de carboidrato?
Este suplemento só é indicado para pessoas que têm uma alta demanda energética, como as que realizam treinos muito intensos ou de longa duração. Isso inclui praticantes de esportes como:
- Corrida
- Natação
- Futebol
- Ciclismo
- Tênis
- Cross training
Contraindicação
“Além de pessoas com diabetes, o gel de carboidrato é contraindicado para aqueles que não necessitam dessa fonte de energia, como os atletas que fazem provas mais curtas e que não possuem uma demanda de gasto energético muito grande”, esclareceu o nutrólogo.
Lembre-se que este suplemento é rico em açúcares e em calorias, portanto, quando consumido sem necessidade, pode atrapalhar a perda de peso, por exemplo. Além disso, pode aumentar demais a glicemia no sangue.