Mônica Stiepcich fez residência Médica em Anatomia Patológica na Faculdade de Medicina da USP. Especialização em P...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
No último domingo (24), Anderson Leonardo, vocalista do grupo de pagode Molejo, foi internado com fortes dores na região da virilha devido a um câncer inguinal. O cantor, de 51 anos, recebeu o diagnóstico da doença em 2022 e a trata desde então.
Segundo a equipe de Anderson, o cantor encontra-se em estado grave e precisará continuar internado. “A assessoria do grupo Molejo vem informar que, infelizmente, devido ao agravamento da doença que acomete o cantor Anderson Leonardo, o mesmo precisou ser hospitalizado neste domingo em estado grave. Pedimos a todos os fãs e amigos que continuem com as orações pelo nosso cantor”, disseram em nota publicada nas redes sociais.
Leia também: Nódulo na virilha: o que pode ser e como tratar?
O que é câncer inguinal?
De acordo com Mônica Stiepcich, patologista sênior do Grupo Fleury, o câncer inguinal, na verdade, não se trata de um tipo de câncer específico, e sim de um aglomerado de cânceres que afeta a região da virilha (área entre o ânus e o pênis) e, comumente, afeta homens acima dos 50 anos de idade.
Ao MinhaVida, a médica explicou também que o câncer inguinal pode ser consequência de uma metástase — que ocorre quando um câncer em um determinado local se espalha para outras regiões do corpo. Dentre os cânceres relacionados ao câncer inguinal, estão:
- Câncer de pênis
- Câncer anal
- Câncer de vagina
- Câncer do colo do útero
- Câncer de bexiga
- Câncer de vulva
Esse tipo de tumor está tipicamente relacionado à infecção pelo HPV. “Sendo associado à infecção por HPV, esse câncer, muitas vezes, fica silencioso durante bastante tempo e só começa a apresentar sintomas quando já está em estado avançado. Quer dizer, ele já ultrapassou os limites ali da região genital e os gânglios da região inguinal”, complementa a médica.
Leia também: HPV: 9 exames que detectam a presença do vírus
Sintomas de câncer inguinal
Dentre os principais sintomas de câncer inguinal, estão:
- Dor persistente na região da virilha
- Vermelhidão
- Úlcera
- Nódulo e/ou inchaço na virilha
Quais os tipos de tumor inguinal?
Igor Morbeck, oncologista e membro do Comitê Científico do Instituto Lado a Lado pela Vida, destaca que existem pelo menos três tipos de tumores que afetam a região inguinal: os carcinomas, linfomas e sarcomas.
“Para saber o tipo desse tumor inguinal precisa fazer uma biópsia. O exame vai mostrar se se trata de um tumor com características malignas e, a partir daí, encaminhar o paciente para exames mais específicos, mais aprofundados”.
Saiba mais: Linfoma de Hodgkin: sintomas, tratamento e se tem cura