Coordenador de Personal Trainer da Academia Leven. Formado em educação física pela Universidade Metodista de São Paulo,...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iA remada articulada envolve as articulações dos ombros e dos cotovelos, sendo um ótimo exercício para o treinamento dos músculos das costas, do trapézio e dos deltoides (ombros) posteriores.
“O exercício ainda ativa músculos como latíssimo do dorso e romboides, além de ativar a musculatura do core para dar estabilidade ao tronco na hora da execução do movimento”, explica o personal trainer Ricardo Okazaki Cremasco.
Saiba mais: Remada cavalinho: como fazer e para que serve
Benefícios da remada articulada
Entre os benefícios da remada articulada é possível destacar:
- Melhor desenvolvimento dos músculos das costas
- Melhor postura
- Trabalhar diferentes partes das costas e dos ombros
- Obter maior estabilidade e controle de movimento
Como fazer a remada articulada?
A remada articulada é feita em uma máquina específica disponível em academias. Pensando em uma melhor execução, o personal Ricardo preparou um passo a passo de como fazer o exercício corretamente. Confira!
- Realize o ajuste correto do aparelho em relação à sua altura e na distância do apoio na região do tronco, que deve ficar na altura superior do abdômen
- Incline seu peito contra a almofada da frente e mantenha as costas retas, sem arquear para a frente
- Puxe as alças em direção ao peito, puxando os cotovelos para trás e passando-os próximos ao corpo, sem abrir os braços para fora
Saiba mais: Remada serrote: para que serve e como fazer
Variações do exercício
Durante o exercício, é possível mudar o jeito de fazê-lo apenas mudando a posição das mãos e dos braços. Por exemplo, ao segurar a barra mais embaixo, é possível trabalhar mais a parte de baixo das costas e menos os ombros. Se segurar mais em cima, será o oposto.
A distância entre as mãos também importa. Se separar mais as mãos, é possível dar maior ênfase na parte externa das costas e dos ombros. Ao juntar mais as mãos, o foco é na parte interna das costas.
Além disso, o jeito de segurar a barra também muda o exercício. Ao segurar com as palmas viradas para cima, os músculos dos braços serão mais ativados, permitindo levantar mais peso e manter os cotovelos perto do corpo.
Se segurar com as palmas para baixo, é possível focar mais nos ombros, mas sem recrutar tanto os músculos dos braços.
Saiba mais: Remada baixa: saiba fazer com pegadas pronada, supinada ou neutra