Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Repleta de figuras marcantes, a teledramaturgia latino-americana marcou gerações e foi uma das responsáveis por popularizar alguns nomes de bebês entre as famílias brasileiras. Por isso, para ajudar os papais noveleiros, o MinhaVida reuniu alguns nomes de mocinhas inspiradas nas obras mais amadas do país (e os significados!). Confira!
Helena: é o nome de diversas protagonistas das obras de Manoel Carlos, como Mulheres Apaixonadas e Laços de Família. De origem grega, quer dizer "a reluzente" — e é um dos nomes femininos mais usados no Brasil na última década!
Nina: o nome da protagonista icônica de Avenida Brasil, interpretado por Débora Falabella, quer dizer "menina", "graciosa", "protetora da fertilidade e mares" ou "fogo".
Gabriela: é o nome da protagonista de uma das novelas mais famosas da TV, interpretada por Sônia Braga e Juliana Paes em diferentes versões. Gabriela é uma variante feminina de Gabriel e quer dizer "mulher de Deus", "mulher forte de Deus" ou "fortaleza de Deus".
Maria: interpretada por Carla Diaz, a personagem de Chiquititas possui um nome com origem no hebraico Myriam, que significa "senhora soberana", "vidente" ou "pura".
Jade: a mocinha interpretada por Giovanna Antonelli em O Clone, carrega um nome curto e delicado que surgiu a partir do espanhol “piedra de la ijada”, que significa “pedra do flanco” ou “pedra das entranhas”. É também o nome de uma pedra preciosa, de cor verde.
Ruth: é o nome de uma das protagonistas de Mulheres de Areia, interpretada por Glória Pires. É a versão original em hebraico do nome Rute, que deriva do termo Re'ut, que quer dizer "amigo" e por extensão pode significar ainda "companheira".
Giuliana: a personagem de Ana Paula Arósio em Terra Nostra possui um nome com origem italiana, que significa "jovem". Na grafia portuguesa, também pode ser escrito Juliana.
Maya: a personagem de Caminho das Índias, vivida por Juliana Paes, possui um nome com diversas origens. Uma delas está no sânscrito, em que significa "ilusão", "magia".
Esmeralda: interpretada por Bianca Castanho na novela de mesmo nome, Esmeralda significa "pedra preciosa valiosa", “estima” ou “clarão”, “raio”, “relâmpago”.
Juma: a protagonista de Pantanal, vivida por Cristina Oliveira e Alanis Guillen, possui o nome de uma tribo indígena originária do Amazonas.
Donatela: é o nome da personagem de Claudia Raia na novela A Favorita, sendo um diminutivo italiano de Donata, e quer dizer "dada de presente".
Rita (Ritinha): a personagem da novela A Força do Querer, de Isis Valverde, possui um nome que significa “pérola”, “filha do mar”, “criatura de luz”, “iluminada”.
Paulina: o nome da mocinha da famosa novela mexicana A Usurpadora, de Gabriela Spanic, é uma forma relativa de Paula, que tem origem a partir do latim Paullus — que quer dizer “da pequena”, “pertencente aquela de baixa estatura”.
Ana Francisca: a protagonista de Chocolate com Pimenta, vivida por Mariana Ximenes, carrega um nome composto e bonito. Ana vem do hebraico Hannah, que quer dizer "graciosa, cheia de graça", enquanto Francisca têm origem no latim e quer dizer "francesa livre", "aquela que vem da França", “mulher livre”.
Antonieta (Tieta): uma das personagens mais amadas de Betty Faria e inspirada na obra de Jorge Amado. O nome, de origem francesa, significa “valiosa”.
Pérola: a trama de Henrique Zambelli, que foi protagonizada pela atriz Patrícia de Sabrit, ganhou os corações dos espectadores. O nome Pérola surgiu a partir da palavra em latim perla, que significa literalmente “pérola”.
Morena: significa "aquela que tem cor castanha", "bronzeada". É o nome da protagonista de Salve Jorge, interpretada por Nanda Costa.
Maria Ísis: a personagem de Império, vivida por Marina Ruy Barbosa, possui um nome composto que quer dizer “senhora soberana e dona do trono", "a vidente que nasceu de si mesma, que não veio de ninguém", "deusa pura da fertilidade e do amor maternal".