Cirurgião oncológico, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) e titular do Hospital de Base, de...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iNo último mês, a princesa Kate Middleton, de 42 anos, anunciou ter sido diagnosticada com câncer através de um vídeo compartilhado nas redes sociais. A doença foi descoberta em exames realizados após uma cirurgia abdominal feita em janeiro. Detalhes sobre a doença não foram divulgados, mas Kate afirmou já estar realizando quimioterapia preventiva.
“A cirurgia foi bem-sucedida, no entanto exames após a operação notaram que havia câncer. Minha equipe médica aconselhou que eu me submetesse a uma quimioterapia preventiva, e agora estou nos estágios iniciais desse tratamento", explicou a princesa.
Embora no caso de Kate a doença tenha sido descoberta através de exames após sua cirurgia abdominal, as primeiras fotos que surgiram após seu tempo isolada da imprensa geraram especulações sobre uma possível perda de peso significativa. Muitos fãs e seguidores expressaram preocupação com sua saúde, levantando questões sobre se a perda de peso poderia estar relacionada à sua condição médica ou a outros fatores.
Saiba mais: 9 doenças que causam perda de peso rápida e involuntária
Perda de peso pode ser um sinal de câncer?
Segundo o oncologista Rodrigo Nascimento Pinheiro, a perda de peso é um sintoma relativamente comum em câncer, principalmente em estágios avançados.
“Suspeita-se de qualquer perda de peso não associada com dieta, sem que o paciente esteja fazendo regime ou executando alguma atividade com a intenção de perder peso. A perda de peso sem causa aparente pode ser associada tanto à doenças metabólicas como outras doenças, entre elas o câncer”, pontua o especialista.
Saiba mais: Sintomas de câncer de mama: conheça os 9 mais comuns
O que causa a perda de peso como sintoma de câncer?
Há diferentes causas possíveis para a perda de peso como sintoma de câncer, como:
- Questões metabólicas: o tumor tem a capacidade de produzir substâncias que ativam vias metabólicas que fazem o paciente perder peso
- Falta de apetite devido às substâncias produzidas pelo tumor: o que pode levar a uma situação de inapetência e hiporexia (redução de apetite no idoso)
- Obstrução ou dificuldade de passagem do alimento devido ao tumor: o que atrapalha a digestão, podendo ocorrer dentro do tubo digestório, esôfago, estômago ou intestino
Por isso, é extremamente importante realizar uma consulta médica caso o paciente sinta qualquer sinais de perda de peso sem causa aparente.
Saiba mais: Câncer da princesa Kate Middleton: como é quimioterapia preventiva que ela terá que fazer