Roseli Siqueira é a companhia que toda pessoa gostaria de ter. Formada na Faculdade de Belas Arte e há mais de 30 anos d...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Quem sofre de insônia têm dificuldade de adormecer e ou de manter o sono contínuo durante a noite, então é comum procurar estratégias para uma noite de sono melhor. O que pouca gente sabe é que o simples ato de massagear o pulso pode ser uma delas, a partir de uma técnica conhecida como acupressão.
De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Yuanpei, em Taiwan, a aplicação regular da técnica apresenta potencial de melhorar quadros de insônia por até duas semanas após a intervenção. Um dos meridianos estimulados através dessa massagem especial foi o pulso, conhecido dentro da técnica de acupressão como ponto HT17.
"O pulso é um lugar que ajuda a acalmar. Por exemplo, se você está muito agitado, coloque a região em uma água morna com sal grosso e depois massageie suavemente com óleo natural. Isso fará você relaxar e pegar no sono mais rápido", explica Roseli.
Reunimos os principais benefícios da acupressão e como ela é feita. Confira.
Como funciona a acupressão?
A acupressão é uma técnica com origem na medicina tradicional chinesa que, além de ajudar a dormir, contribui para o alívio do estresse, ansiedade e dores de cabeça.
A técnica consiste na aplicação de pressão em pontos específicos do corpo, como mãos, pulsos, braços, pés ou pernas. Esses pontos representam o encontro de nervos, veias, artérias e de canais vitais, com o objetivo de restaurar o fluxo de energia. Esses pontos, conhecidos como meridianos, devem ser estimulados em áreas específicas de acordo com a condição que você pretende melhorar.
"A prática pode ser realizada por um profissional especializado em acupressão ou até mesmo pela própria pessoa, desde que haja orientação adequada sobre como proceder", explica a cosmetóloga e esteticista Roseli Siqueira, que trabalha há mais de dez anos com tratamentos naturais.
Quais os benefícios da acupressão?
Dependendo do ponto estimulado, a acupressão pode contribuir para o alívio de diversas condições de saúde, especialmente a insônia, uma vez que ajuda a relaxar e pegar no sono mais rápido.
Entre outras vantagens da técnica, ela pode amenizar os casos de estresse e ansiedade (fatores de risco para a insônia) — além de dores de cabeça, cólicas menstruais e fadiga. A pressão em alguns meridianos também pode combater o enjoo e melhorar a digestão.
Como é feita?
A acupressão é feita aplicando-se pressão com os dedos em pontos específicos do corpo, como mãos, pés, pulsos, braços ou pernas. O ideal é fazer com os olhos fechados e respirando profundamente, dando atenção a cada ponto estimulado.
Ela pode ser realizada por um profissional especializado em acupressão ou até mesmo pela própria pessoa, desde que haja orientação adequada. Conheça algumas formas:
Para dormir melhor e aliviar a insônia
O pulso é um dos pontos meridianos que podem te ajudar a relaxar. Para começar, utilize os dedos e tente encontrar o espaço pequeno e oco no pulso, abaixo do dedo mindinho. Com os dedos, aplique suavemente uma pressão durante cinco minutos antes de dormir. De preferência, faça a massagem nos dois pulsos.
Além do pulso, Roseli explica que uma região que melhora a qualidade do sono é a glabela, localizada entre as sobrancelhas. Primeiro, com os dedos, realize uma massagem circular no sentido anti-horário e, um pouco depois, em sentido horário. Cinco minutos, segundo Roseli, já é suficiente para despertar o sono e ajudar a dormir mais rapidamente.
"Para potencializar o resultado, tome um chá natural, como o de maracujá. Pegue a fruta, ferva a água e coloque as sementes. Depois tampe e faça uma infusão. Tome ele bem concentrado para ele exalar o aroma — que ajuda a relaxar", aponta a especialista.
Aliviar o estresse e a dor de cabeça
O ponto de acupressão usado está localizado entre o polegar direito e o dedo indicador, na base. Comece pela mão direita, que deve estar relaxada. Com a outra mão, deixe os dedos ligeiramente curvados e pressione a região com o polegar e o dedo indicador, de modo que eles formem uma pinça. Mantenha os outros dedos em repouso.
Aplique pressão de maneira firme, durante um minuto, até sentir uma leve queimação na região que está sendo pressionada. Depois, solte os dedos durante 10 segundos e retorne a repetir a pressão. Repita o processo de 2 a 3 vezes em ambas as mãos.
Para aliviar cólicas menstruais
Utilize o polegar e o indicador de uma mão, colocando os dedos em formato de pinça, e pressione o centro da palma da outra mão e as costas, de forma simultânea. Aplique pressão de maneira firme durante um minuto, até sentir uma leve queimação. Depois, solte os dedos durante 10 segundos e retorne a repetir a pressão. Repita o processo de 2 a 3 vezes em ambas as mãos.
Para amenizar o enjoo e melhorar a digestão
O ponto de acupressão está localizado na planta do pé, abaixo do espaço entre o dedão e o segundo dedo do pé. Nesse método, forme uma pinça com os dedos das mãos e utilize-a do lado oposto, pressionando a planta do pé com o polegar e o lado oposto com o indicador.
Realize pressão durante aproximadamente um minuto, soltando o pé no final por alguns segundos para descansar. Depois, repita o processo 2 a 3 vezes em ambos os pés.
Quem não deve fazer acupressão?
A acupressão é considerada uma técnica segura, mas algumas contraindicações devem ser consideradas, como em casos de regiões com feridas abertas, queimaduras, cortes ou rachaduras. Gestantes só devem realizar a técnica com acompanhamento médico.
É importante apontar que a técnica é considerada um tratamento complementar, uma vez que são necessários mais estudos para comprovar seus benefícios. Ah, e ela também não deve substituir o tratamento médico convencional. Em caso de dúvida, consulte um especialista!