Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo com título de especialista em pediatria pela Associação...
iArnica é bom para machucados e contusões? . Quem nunca ouviu esta afirmativa? Quem não tem uma avó, um vizinho, um parente que fez esta recomendação?
Sim, esta afirmativa está correta. Mas quem seria a pessoa mais indicada a fazer esta orientação?
Medicamentos homeopáticos são preparações farmacêuticas com finalidade curativa e preventiva, preparados por uma técnica caracterizada por diluições seguidas de agitações. Ainda, de acordo com a Farmacopéia Homeopática Brasileira, medicamentos homeopáticos são prescritos de acordo com o princípio da similitude.
No Brasil, a maioria das farmácias se comporta como mero estabelecimento comercial, com a mais variada gama de produtos e promoções e muitas praticam a empurroterapia . Precisamos fazer aqui alguns esclarecimentos muito importantes.
Existem farmácias e farmácias. E vem crescendo o número daquelas que
prestam atenção ao doente, ao paciente, ao cliente, ao usuário.
Atualmente existem três tipos de farmácias:
Drogaria: também conhecida como farmácia de dispensação ou farmácia comercial, é o estabelecimento que revende os medicamentos e produtos industrializados. Os medicamentos são alopáticos farmacoquímicos (maioria) e fitoterápicos (alguns).
Drugstore: nesta encontramos duas áreas separadas a de medicamentos e a de conveniências (alimentos, produtos de higiene, produtos de limpeza etc.).
Farmácia: é o estabelecimento que dispensa e manipula medicamentos alopáticos e/ou homeopáticos. Também revende medicamentos fitoterápicos e homeopáticos industrializados, que podem ser de venda livre ou somente sob prescrição médica. A maioria das farmácias sempre se diferenciou em farmácia homeopática e farmácia de manipulação (dermatológica).
Hoje o conceito mudou. A farmácia é de manipulação e pode ser alopática (farmacoquímicos e fitoterápicos) e/ou homeopática, desde que haja laboratórios separados.
Mas existe um diferencial nas farmácias que manipulam homeopatia. O farmacêutico, responsável técnico, precisa estar habilitado, junto ao Conselho Regional de Farmácia, a manipular medicamentos homeopáticos. Isto porque a Homeopatia é uma especialidade farmacêutica desde 1992. Requer conhecimento da filosofia e da farmacotécnica homeopática.
O farmacêutico, para ser especialista em homeopatia, caso não tenha cursado a disciplina de homeopatia durante a graduação, poderá, depois de finalizada sua formação, especializar-se através de cursos de pós-graduação ou obtendo o Título de Especialista concedido pela ABFH - Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas - após a realização de prova. Este Título é reconhecido pelo Conselho Federal de Farmácia.
E é o farmacêutico homeopata, que vai orientar os clientes na farmácia. As orientações mais comuns são em relação ao uso correto e racional dos medicamentos; cuidados com os medicamentos; a importância da prescrição médica e efeitos dos medicamentos.
O farmacêutico homeopata também conta com o auxílio do Manual do Consumidor de Homeopatia, criado pela ABFH Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas. É um folheto, distribuído gratuitamente nas farmácias homeopáticas, que numa linguagem simples e didática, traz orientações sobre filosofia e medicamentos homeopáticos aos usuários, visando atender a legislação de defesa do consumidor.
A homeopatia no Brasil, uma das melhores no mundo, é caracterizada por prescrições e manipulações individualizadas. Embora existam, poucos são os medicamentos homeopáticos industrializados preparados em grande escala por Laboratórios Industriais Farmacêuticos. Somente farmácias podem manipular medicamentos e a manipulação de medicamentos homeopáticos somente pode ser feita em farmácias habilitadas para isto e que contam com a Assistência Farmacêutica feita pelo farmacêutico especialista em homeopatia.
Ainda de acordo com a RDC-33/2000 que trata das Boas Práticas de Manipulação em Farmácia, a farmácia de manipulação somente pode dispensar medicamentos mediante a apresentação de prescrição feita por profissional habilitado (médico, dentista e veterinário). A farmácia que manipula medicamentos homeopáticos também obedece a esta determinação para a manipulação e dispensação de homeopáticos. Embora pareçam inocentes, os medicamentos homeopáticos só devem ser administrados sob orientação do profissional habilitado. Somente ele saberá avaliar a necessidade e aplicabilidade de cada medicamento.
A homeopatia no Brasil hoje conta com profissionais de altíssima qualificação seja para diagnóstico e prescrição seja na farmácia elaborando medicamentos fiéis aos princípios e com qualidade. Este mesmo profissional presta orientações fundamentais ao paciente para adesão ao tratamento e correto uso dos medicamentos prescrito.
Ao solicitar o aviamento de uma prescrição procure uma farmácia, conheça o profissional responsável, esclareça suas dúvidas e conte também com este especialista cuidando da sua saúde.
Essa matéria foi uma mescla de dois artigos escritos no meu site (www.doutormoises.com.br ) pelas farmacêuticas Márcia Aparecida Gutierrez (Presidente da Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas - 2007/2009) e Kátia Regina Torres (Ex-Presidente da Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas - 2005/2007).
Palestra sobre medicamentos homeopáticos:
Quem quiser conhecer mais sobre os medicamentos homeopáticos pode comparecer no dia 16 de agosto de 2.008, sábado, ás 16 horas, para uma palestra gratuita sobre o assunto.
O encontro será na sala Mário de Andrade da Mega Store da Livraria Saraiva do Shopping Paulista com a farmacêutica Márcia Gutierrez, presidente da ABFH (Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas).
Dr. Moises Chencinski é médico homeopata e autor do livro: Homeopatia mais simples do que parece.