Formada pela Universidade São Camilo com especialização em Nutrição Clínica Funcional e Genômica Nutricional na Prática...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
A dor muscular pode ser consequência do excesso de atividade física, bem como um sintoma de doenças como gripes, resfriados e dengue, por exemplo. Letícia Canelada, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, falou ao MinhaVida sobre a importância de entender a origem do problema e explica que, embora não possuam a capacidade de tratar a dor muscular em si, os chás são excelentes meios caseiros de aliviar o incômodo.
“Ao pensar em dores musculares, é sempre necessário identificar o agente causador para poder tratar a causa e não ficar apenas mascarando. Agora, pensando nos chás que entram como um extra, há algumas opções interessantes que podem amenizar as dores musculares”. Abaixo, confira 4 opções de chás relaxantes musculares indicados pela nutricionista.
Leia também: 5 dicas para aliviar as dores musculares provocadas pelo calor
1 - Chá de cúrcuma (açafrão-da-terra)
Graças à presença de compostos como a curcumina, que contém propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e relaxantes, o chá de cúrcuma tende a ser muito eficiente no alívio da dor muscular. Veja como preparar!
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de cúrcuma em pó
- Suco de ½ limão
- 200 ml de água
Como preparar
Em uma panela, coloque a água para ferver. Em seguida, acrescente os demais ingredientes e deixe a mistura descansar por, pelo menos, 5 minutos. Depois, é só adoçar da forma que preferir (ou não!) e consumir quente ou gelado.
2 - Chá de gengibre
O chá de gengibre também apresenta propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, o que contribui positivamente para o relaxamento muscular. No entanto, Letícia Canelada destaca que é preciso evitar ingerir o chá no final do dia, pois ele pode interferir na qualidade do sono. Aprenda a fazer!
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de gengibre ralado
- 200 ml de água
- 2 colheres (chá) de mel
Como preparar
Em uma panela, ferva a água e acrescente o gengibre. Deixe a mistura cozinhar por, pelo menos, 3 minutos e desligue o fogo em seguida. Coe, adicione o mel e sirva quente ou gelado.
3 - Chá de camomila
Conhecido pelas suas propriedades relaxantes, o chá de camomila também contém propriedades anti-inflamatórias e é uma bebida potente para o alívio da dor no corpo. O chá também favorece a qualidade do sono, o que ajuda na recuperação muscular. Veja a receita!
Ingredientes
- 3 colheres de chá de flores de camomila secas
- 200 ml água
- 2 colheres de mel
Como preparar
Disponha as flores de camomila dentro da xícara, despeje a água quente no recipiente e deixe em infusão por três minutos. Coe, acrescente o mel, misture e beba ainda quente.
4 - Chá de hortelã
O chá de hortelã também possui propriedades analgésicas naturais que podem amenizar a dor muscular. Esse chá também é excelente para a saúde digestiva.
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de hortelã
- 1 xícara (chá) de água
Modo de preparo
Coloque a água para ferver, acrescente as folhas de hortelã na água e tampe. Deixe em infusão entre 5 e 10 minutos e beba o chá ainda quente.
“Com esses chás, é possível ter uma redução na sensação de dor e minimizar a inflamação, que é comum em quadros de dores musculares. Todavia, vale sempre lembrar que o contexto alimentar adequado é de extrema importância ao pensar na recuperação muscular, bem como a periodização de treinos. Em caso de persistência, é recomendado marcar uma consulta médica”, finaliza a nutricionista.
Leia também: 5 combinações de chás para melhorar a produtividade