Profissional da educação física e treinadora da academia Evoque
Jornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iVocê já deve ter ouvido falar do levantamento terra, não é? Este é considerado um dos exercícios mais completos para todo o corpo, ativando músculos das costas, dos ombros, dos braços, das pernas e do core.
Uma variação deste exercício é conhecida como agachamento terra, que também pode ser chamada de levantamento terra sumô, quando é feito com as pernas mais abertas. Mas o movimento também pode ser feito com as pernas mais fechadas.
“No levantamento terra tradicional as pernas ficam na largura do ombro. Nessa versão, também conhecida como sumô, elas ficam abertas com os pés apontando para fora”, explica a treinadora Jéssica Sonvez, educadora física da academia Evoque.
A diferença deste exercício para o agachamento tradicional é que aqui a barra fica em frente ao corpo enquanto na tradicional fica sobre os ombros e trapézio.
Continue lendo para saber para que serve e como fazer agachamento terra!
Leia mais: Agachamento sumô: saiba o que é e como fazer
Benefícios do agachamento terra
Segundo a treinadora, essa variação ajuda na redução da tensão na região lombar. “Isso pode tornar o agachamento terra sumô uma opção mais segura para pessoas com lesões ou problemas de mobilidade”, explica a especialista.
Além disso, o agachamento terra pode:
- Melhorar a postura
- Aumentar a força
- Promover crescimento muscular global
- Reduzir dores lombares
Leia mais: Supino inclinado: 4 formas de fazer o exercício
Como fazer agachamento terra
O exercício pode ser feito com barra ou com um halter. Comece com a barra no chão, em pé e de frente para ela. Segure na barra com as duas mãos afastadas na largura dos ombros.
Use pegada pronada, ou seja, com as palmas da mão voltadas para o corpo para segurar a barra e fique com os joelhos flexionados, na posição de agachamento. A coluna deve estar ereta e alinhada nesse momento e as pernas abertas, com os pés apontados para fora.
Em seguida, levante a barra usando a força das costas e das pernas ao mesmo tempo, trazendo-a até próximo ao quadril enquanto o corpo fica completamente ereto.
Leia mais: Elevação frontal: entenda como fazer!
Cuidados
“Lembre-se de ativar o core, o que ajuda a manter o movimento estável durante toda a execução, evitando a curvatura lombar e uma lesão nos braços”, destaca a treinadora, que reforça: “Estabilizar o quadril é fundamental para o equilíbrio e membros inferiores e superiores devem trabalhar juntos, calcanhares empurrando para o chão e barra com a parte superior das costas, sem ficar corcunda e nem forçar a lombar”, finaliza.
Lembre-se de procurar orientação profissional antes de realizar o exercício.