Gersivanio Silva Nobre é profissional da educação física e treinador academia Evoque.
Jornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iA remada é um ótimo exercício para fortalecer os músculos das costas e pode ser feita com halteres, com uma barra de treinamento, na polia (cabos) e também de forma articulada em um aparelho específico, conhecida como remada máquina.
Esta forma de realizar o exercício oferece diversas vantagens, já que uma máquina especializada oferece segurança durante toda a execução do movimento. Continue lendo que vamos explicar!
Leia mais: Supino inclinado: saiba como fazer e 4 variações
Benefícios da remada máquina
A remada é um tipo de exercício que trabalha os músculos do trapézio, deltoides (ombros) posterior, bíceps braquial e os músculos estabilizadores do core, segundo o treinador Gersivanio Silva Nobre, da academia Evoque.
As vantagens de fazer remada máquina incluem:
- Fortalecimento das costas: a remada é eficiente para fortalecer os músculos das costas, o que ajuda a melhorar a postura e a prevenir dores e lesões
- Desenvolvimento dos músculos do braço: os músculos dos braços também são trabalhados ao longo do movimento
- Estabilização do core: para realizar o exercício corretamente, é necessário manter o core contraído, o que contribui para a estabilização da região abdominal e lombar
- Melhora da coordenação e equilíbrio: o exercício exige coordenação e equilíbrio para manter a postura correta durante o movimento
Leia mais: Remada alta: o que é, como fazer e exemplos
Como fazer remada na máquina?
A remada na máquina é realizada em um aparelho disponível em centros de treinamento e academias. Existem diferentes máquinas, mas a maioria envolve sentar em um banco com apoio para o peitoral e puxar as alavancas, fazendo o movimento de remada.
Algumas máquinas possibilitam realizar o exercício unilateralmente, mas as mais comuns são aquelas em que se puxa os dois lados das alavancas ao mesmo tempo.
Para fazer remada máquina, ajuste adequadamente o equipamento em relação à sua altura e à distância do suporte na área do tronco, que deve estar posicionado na altura superior do abdômen. Incline seu tórax contra o encosto dianteiro e mantenha a postura ereta, sem curvar. Traga as alças em direção ao peito, puxando os cotovelos para trás e mantendo-os próximos ao corpo, evitando estender os braços para fora.
Leia mais: Agachamento sumô: para que serve e como fazer
Tipos de pegada na remada máquina
É possível alterar a forma de realizar o exercício ajustando a posição das mãos e dos braços. Por exemplo, ao segurar a alavanca mais embaixo, é possível trabalhar mais a parte de baixo das costas e menos os ombros. Se segurar mais em cima, será o oposto.
A separação entre as mãos também é relevante. Se ampliar a distância entre elas, ou seja, uma pegada aberta, será possível enfatizar mais os músculos externos das costas e dos ombros. Por outro lado, ao aproximá-las, ou seja, com uma pegada fechada, o foco estará nos músculos internos das costas.
Além disso, a maneira de segurar a barra também influencia o exercício. Ao adotar uma pegada com as palmas viradas para cima (supinada), os músculos dos braços serão mais solicitados, permitindo levantar uma carga mais pesada e manter os cotovelos próximos ao corpo. A pegada neutra, ou seja, com as palmas voltadas umas para a outra, também exige mais dos bíceps.
Por outro lado, ao adotar uma pegada com as palmas para baixo (pronada), será possível concentrar mais o esforço nos ombros, com menos envolvimento dos músculos dos braços.
A chave está em optar pela alternativa que melhor se adapta às suas metas e exigências individuais, considerando sua condição física e as recomendações de um profissional qualificado em educação física. Seguindo esse caminho, é possível alcançar os resultados desejados de maneira segura e eficaz, minimizando o risco de lesões.