Nutricionista, pós graduada em Nutrição Funcional pela VP, formação em Modulação Intestinal é especializada em atendimen...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Para quem sua diariamente na academia para ganhar massa muscular, entender que a alimentação é a principal responsável pelo sucesso desse objetivo, é fundamental. E dentre as muitas opções de alimentos, as frutas ganham bastante destaque.
Isabella Farias, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, explica que durante o processo de ganho de músculos, para além da musculação, é preciso fazer um plano alimentar com maior quantidade de calorias.
“Considerando o fato de que, para ganhar massa muscular precisamos aumentar a quantidade ingerida de forma saudável, recomendamos muito as frutas mais calóricas nesse planejamento alimentar. Não temos só uma fruta específica que vai ajudar nesse processo, até mesmo porque temos que avaliar toda a individualidade do paciente”.
Leia também: 18 frutas que ajudam a emagrecer
Quais frutas ajudam a ganhar massa muscular?
Dentre as frutas mais calóricas, conhecidas por favorecer o ganho de massa muscular, a nutricionista lista:
- Banana: ela é uma excelente fonte de carboidratos, que fornece energia rápida para os músculos durante o treino.
- Manga: é rica em fibras e também é ótima fonte de carboidratos. Além de ajudar no fornecimento de energia, favorece a recuperação muscular.
- Açaí in natura: é um excelente pré-treino, pois também fornece energia. É rico em fibras e gorduras boas e auxilia na recuperação dos músculos.
- Abacate: também é rico em gorduras boas e fornece energia, o que o torna um excelente pré-treino
- Laranja: é rica em vitamina C, que ajuda na produção de colágeno — proteína essencial para a saúde dos tecidos musculares
Leia também: Abacate com limão: receita de café da manhã simples e saudável
É possível turbinar o ganho de massa muscular com combinações feitas com as frutas?
Isabella Farias esclarece que ganhar massa muscular é um processo que depende de uma série de fatores como alimentação, rotina de treinos, hidratação e até mesmo questões hormonais que devem ser analisadas. Mas a nutri revelou algumas combinações que costuma indicar:
“O que é muito comum nos planos alimentares de paciente em processo de ganho de massa muscular são combinações como polpa de açaí + banana + whey ou proteína vegetal, banana com pasta de amendoim, ovo com abacate e entre outras possibilidades que temos”, finaliza.
Saiba mais: O que NÃO fazer com sua alimentação se você quer ganhar massa muscular