
Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
i
Praticar exercícios é benéfico em qualquer idade. Segundo a OMS, recomenda-se pelo menos 150 minutos semanais de atividades moderadas, como caminhada, ciclismo e corrida. No entanto, há evidências científicas de que esse tipo de treino deve ser combinado com exercícios de força, especialmente a partir dos 50 ou 60 anos, quando os sinais de sarcopenia — a perda de massa muscular devido ao envelhecimento — começam a aparecer.
Nunca é tarde para começar a se exercitar. A partir dos 60 anos, em particular, alguns exercícios são especialmente eficazes para fortalecer os braços e ganhar músculos, seja para iniciantes, que podem ajustar a carga conforme necessário, ou para quem deseja melhorar o desempenho.
Flexão de bíceps
A rosca direta com halteres é um dos exercícios mais recomendados e fáceis de realizar nessa idade. Ele trabalha a parte frontal do músculo e, caso o aumento de carga não seja possível, é possível compensar com mais repetições.

Flexão de bíceps sentado
Realizado sentado em um banco inclinado, esse exercício permite que os cotovelos fiquem posicionados atrás do tronco, proporcionando maior amplitude de movimento e um trabalho mais intenso para os braços.

Puxada alta para tríceps
Esse exercício fortalece o tríceps, um dos músculos mais afetados pela perda de massa muscular e pelo acúmulo de gordura com o avanço da idade. Para realizá-lo, mantenha os cotovelos fixos nas laterais do corpo e, a partir dessa posição, estenda e flexione os braços sem deslocá-los.

Mergulhos na máquina de tríceps
Feito em uma máquina na academia, esse exercício simula o movimento de se apoiar em uma cadeira para levantar o corpo.

Supino francês com halteres
Outra excelente opção para trabalhar os tríceps. Para realizá-lo, deite-se em um banco, segure os halteres ao lado da cabeça e estenda e flexione os cotovelos acima da cabeça, mantendo-os o mais próximo possível das orelhas.
