Patrícia é graduada em medicina pela Universidade Estadual do Amazonas desde 2013, com pós-graduação em Nutrologia, pel...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Além do talento e da beleza, Gisele Bündchen também é conhecida por ser adepta de um estilo de vida saudável. Em seu novo livro “Nutrir: receitas simples para corpo e alma” a modelo brasileira compartilhou detalhes da sua dieta, que foca no bem-estar e na boa forma física.
O MinhaVida selecionou cinco segredos da alimentação de Gisele presentes no livro que podem te inspirar a adotar um estilo de vida mais equilibrado. Confira!
1. Água com sal e limão em jejum
Gisele conta que gosta de iniciar o dia tomando um copo de água morna com sal e limão, ainda em jejum. A escolha pela água morna vem de um costume antigo de sua mãe, que dizia que a temperatura da bebida não daria um “choque no organismo”.
De acordo com a nutróloga Patrícia Santiago, o hábito pode trazer benefícios à saúde, já que o limão é rico em antioxidantes e ajuda na digestão e na hidratação enquanto o sal auxilia na reposição de eletrólitos e minerais.
“É importante ter moderação, pois o excesso de sal na dieta pode ser prejudicial à saúde. Como parte de uma dieta equilibrada, essa prática pode oferecer um impulso inicial pela manhã, mas não deve ser considerada uma solução milagrosa”, ressalta a especialista.
Saiba mais: Beber água também favorece a saúde mental: veja quanto tomar
2. Álcool e café fora da dieta
O álcool e a cafeína já não fazem mais parte da alimentação da modelo. Bündchen conta que a cafeína a deixava “acelerada”, sensação que ela não gostava. Já as bebidas alcoólicas foram abolidas da rotina pois, segundo Gisele, prejudicavam sua imunidade.
“Não consumir álcool e café pode trazer vários benefícios, incluindo melhor qualidade do sono, menor risco de dependência química, redução da ansiedade e melhoria na saúde cardiovascular”, afirma Patrícia.
3. Passe livre para os chás
Gisele é adepta aos chás de ervas. Como substituto do café, a modelo passou a consumir chá de dente-de-leão sem cafeína para obter energia. Outras infusões favoritas de Bündchen são de gengibre, hortelã-pimenta, camomila, erva-cidreira, capim-limão e chá verde.
4. Ultraprocessados são proibidos
Bündchen segue a filosofia do “nunca diga nunca”, exceto quando o assunto são alimentos ultraprocessados e fast food. “Meu corpo é meu templo e o meu templo é sagrado. Comer alimentos processados não é ser amorosa comigo mesma”, escreveu no livro. Refrigerantes, biscoitos, macarrão e temperos instantâneos são alguns dos itens que não entram no cardápio de Gisele.
Saiba mais: 5 alimentos ultraprocessados que parecem saudáveis, mas não são
5. Fartura de vegetais
Uma parte importante da dieta de Gisele são os vegetais. No livro, a modelo revela que 80% de sua alimentação é composta por vegetais, mesmo não seguindo mais o estilo de vida vegetariano ou vegano. Apesar do consumo de vegetais trazer diferentes benefícios à saúde, a nutróloga destaca que nesse tipo de alimentação pode ocorrer a deficiência de alguns nutrientes.
“Dependendo dos tipos de vegetais consumidos, pode haver um risco de ingestão insuficiente de certos nutrientes, como proteínas completas, principalmente vitamina B12 e ferro. Em alguns casos é necessária a reposição desses nutrientes para adequar as quantidades de acordo com cada pessoa”, esclarece.