Médico formado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com especialização em Urologia pela UNESP. É pós-graduad...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iA saúde dos filhos é uma das principais preocupações, mas, muitas vezes, a saúde urológica pode ser negligenciada. Mas saiba que consultas ao urologista desde a infância são fundamentais para prevenir doenças como infecções urinárias.
A primeira pergunta, portanto, é: quando é a hora certa de levar meu filho ao urologista? Conversamos com o urologista Danilo Galante, que falou sobre como devem ser as consultas urológicas na infância. Continue lendo!
Leia mais: Como cuidar do pênis do bebê para evitar fimose?
Hora certa de levar o filho ao urologista
As consultas regulares ao médico são muito importantes para as crianças. Mas quando levar o filho ao urologista? Danilo explica:
“Todo menino deve passar no urologista nos primeiros dois anos de idade. As meninas devem passar também caso elas tenham infecção urinária”, informa.
Ele explica que não é normal crianças terem infecção urinária, então, nesses casos a criança precisa ser avaliada com exames de imagem e levada para o urologista.
Já com relação às crianças que não têm nenhum problema e nenhuma queixa específica, o médico detalha:
“Vale a pena levar os meninos até os dois anos de idade para avaliação de fimose e avaliação de doenças ao nascimento, tanto de testículo quanto de pênis. Depois dessa consulta, vale a pena levar ele mais uma vez até os 10 anos de idade e na adolescência mais uma vez”, reforça.
Leia mais: Infecção urinária se cura sozinha? Entenda
Adolescentes também precisam ir ao urologista
Para cada idade, os motivos das consultas são diferente. “Na adolescência, por exemplo, o principal motivo é verificar se a criança está tendo crescimento correto dos órgãos genitais, da pilificação local (pelos pubianos) e também a ocorrência de varicocele. A gente sabe que essa é uma das principais causas de infertilidade, então quando o acompanhamento é bem feito e o diagnóstico é precoce, a gente consegue inclusive evitar a infertilidade por varicocele.
Leia mais: Varicocele pode causar dor na hora do sexo?
Atenção e frequência
Como vimos, embora não haja uma resposta única para essa pergunta, é recomendável que os pais considerem agendar uma consulta urológica para seus filhos quando notarem qualquer preocupação relacionada ao trato urinário ou genital. Isso pode incluir problemas como dificuldade para urinar, dor ao urinar, infecções urinárias frequentes, anomalias genitais, entre outros.
“Respondendo diretamente a pergunta: não tem uma frequência que a criança ou adolescente precise ir, mas tem uma certa obrigação, sim, de que ela vá uma vez até os dois anos, depois outra até os dez, e depois uma vez na pré-adolescência/adolescência”, finaliza o médico.