Formado pela faculdade de Medicina de Fernandópolis (UNICASTELO), Yuri Brasil tem especialização em Cardiologia Clínica...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A pressão arterial alta acontece quando ela atinge níveis iguais ou maiores que 14 por 9 (140/90mmHg). Caso os níveis permaneçam elevados, é possível que o paciente tenha um quadro de hipertensão. Além do consumo excessivo de sal e do sedentarismo, outros fatores podem provocar picos repetidos de pressão alta. Saiba quais são e quando buscar ajuda médica!
6 motivos surpreendentes para a sua pressão subir do nada
1. Excesso de cafeína
O consumo em excesso de cafeína ou outros estimulantes podem elevar a pressão arterial, já que causam vasoconstrição, contração dos vasos sanguíneos que dificulta a passagem do sangue.
2. Uso de alguns medicamentos
Alguns medicamentos como anti-inflamatórios não esteroides e corticoides podem provocar a retenção de sódio e água no corpo, o que eleva o volume de sangue nas veias e resultam no aumento da pressão.
Saiba mais: Saiba de uma vez por todas qual é a pressão arterial que um adulto deve ter
3. Apneia do sono
Pacientes com apneia do sono podem ter pressão alta durante a noite, também conhecida como hipertensão noturna. A causa está relacionada às interrupções respiratórias provocadas pelo distúrbio de sono.
4. Problemas renais
Doenças renais, como a glomerulonefrite e a nefropatia diabética, podem fazer com que a pressão arterial suba repetidamente. Isso porque as condições provocam o acúmulo de sódio e água no organismo, o que reflete no aumento da pressão.
5. Doenças endócrinas
Algumas doenças endócrinas podem estar associadas ao aumento da pressão arterial, como síndrome de Cushing e hipotireoidismo. As condições provocam a liberação de hormônios estimulantes, como o cortisol, que agem elevando a pressão arterial.
6. Estresse
De acordo com o cardiologista Yuri Brasil, a pressão pode subir repentinamente em situações de alto estresse. Isso porque nesses casos ocorre a liberação de hormônios como adrenalina e cortisol, que aumentam os batimentos cardíacos e causam o estreitamento dos vasos sanguíneos, resultando em picos de hipertensão.
Sintomas da pressão alta
A hipertensão geralmente é um fenômeno silencioso, que só é notado quando gera alguma complicação. No entanto, de acordo com o especialista, alguns sintomas podem se manifestar, principalmente ao atingir níveis considerados perigosos. São eles
- Dores de cabeça severas
- Fadiga ou confusão mental
- Problemas de visão
- Dor no peito
- Dificuldade para respirar
- Batimentos cardíacos irregulares
- Sangramento nasal
- Sensação de batida no peito, pescoço ou ouvidos
Saiba mais: 7 alimentos comuns que têm MUITO sódio
Quando buscar ajuda médica?
O cardiologista orienta que o paciente busque ajuda médica ao sentir qualquer sintoma associado à hipertensão, ao notar que a pressão arterial não se atenua mesmo após o uso de medicamentos ou ao atingir níveis acima de 180/120 mmHg, taxas consideradas crise hipertensiva e que requerem atendimento médico imediato.