Profissional da educação física, professor da BHouse Cross Training Maringá
Jornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iO exercício puxador frente é um dos mais usados nas academias para o treinamento dos músculos das costas. Ele simula o mesmo movimento da barra fixa, mas, por ser feito em uma máquina com polia, se torna mais fácil e seguro para atletas de todos os níveis.
A puxada frente pode ser feita com três pegadas diferentes:
- Pronada, quando as palmas das mãos ficam para a frente
- Supinada, quando as palmas ficam voltadas para o corpo
- Neutra, quando as palmas ficam de frente uma para a outra
Isso influencia também na posição dos braços, que podem estar mais abertos ou fechados. Continue lendo para entender!
Leia mais: Supino inclinado: saiba fazer e conheça 4 variações
Diferentes pegadas no puxador frente
Cada pegada pode influenciar na ênfase que é dada em cada porção muscular das costas. Uma pegada mais aberta, como é o caso da pegada pronada, favorece a intensidade na parte mais externa das laterais das costas, conhecidas popularmente como “asas” das costas.
“Já a puxada supinada (com uma pegada mais fechada) é um exercício muito importante quando o objetivo é trabalhar com uma maior ênfase no latíssimo do dorso (maior porção das costas), sendo possível utilizar cargas maiores e trabalhar com maior intensidade”, explica o treinador Rafael Rosa Pico, treinador da BHouse Cross training - Maringá. Essa variação também exige mais dos bíceps.
Uma pegada neutra, a mais fechada de todas, é feita com uma barra menor, muitas vezes chamada de barra triângulo. Essa variação dá maior foco na parte interna das costas, além de também exigir bastante dos bíceps.
Leia mais: Elevação latera: para que serve, variações e como fazer
Como fazer puxador frente?
Sente-se na máquina e ajuste a altura do banco para que seus joelhos estejam firmemente apoiados e seus pés estejam bem apoiados no chão.
Escolha a barra, podendo ser uma maior e mais larga ou uma menor, como a barra triângulo. No caso da barra larga com pegada pronada, use um espaçamento dos braços em uma largura pouco maior que a dos ombros. Na supinada, os braços podem estar na largura dos ombros.
Mantenha os ombros para trás e para baixo, a coluna neutra e puxe a barra em direção ao peito, contraindo os músculos das costas, sem encostar no peitoral. Mantenha o movimento controlado, estendendo os cotovelos ao retornar a barra para a posição inicial.
Leia mais: Agachamento sumô: saiba para que serve e como fazer
Benefícios do puxador frente
- Desenvolvimento da força e hipertrofia muscular nas costas
- Melhora da postura e estabilidade da coluna vertebral
- Aumento da resistência e da capacidade funcional
- Contribui para a definição e delineamento dos músculos das costas
- Ajuda a prevenir lesões relacionadas à coluna e ombros
Para realizar o puxador frente de forma correta e reduzir as chances de lesão, consulte um profissional da educação física.