Profissional da educação física. Diretor técnico da BHouse Cross Training Maringá
Jornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iA remada sentada é um dos exercícios mais populares para o treinamento das costas em academias, conhecido por sua eficácia em desenvolver força e hipertrofia. Realizado em uma máquina de polia baixa, a remada sentada proporciona controle e segurança para pessoas de todos os níveis de treinamento.
O desenvolvimento da musculatura das costas, incluindo latíssimo do dorso, trapézio e deltoides (ombros), é um dos objetivos deste exercício. Outros benefícios da remada sentada incluem:
- Melhora da postura e estabilidade da coluna vertebral
- Fortalecimento dos músculos estabilizadores do core
- Aumento da força funcional e resistência
- Trabalho eficaz dos músculos sem sobrecarregar as articulações
Leia mais: Remada serrote: o que é. para que serve e variações
Execução correta da remada sentada
Sente-se no banco da máquina de remada, mantendo os pés firmemente apoiados no chão e os joelhos ligeiramente flexionados. Agarre a barra com as mãos em uma posição um pouco mais ampla do que a largura dos ombros, com as palmas das mãos voltadas para baixo (pegada pronada). Já no caso da pegada neutra, os braços ficam bem próximos.
Mantenha os ombros para trás e para baixo, e a coluna vertebral em posição neutra. Inicie o movimento puxando a barra em direção ao abdômen, mantendo os cotovelos próximos ao corpo. Contraia os músculos das costas enquanto puxa a barra, mantendo o controle do movimento. Pause por um momento quando a barra estiver próxima ao abdômen. Lentamente, retorne a barra à posição inicial, estendendo os braços completamente.
Leia mais: Remada alta: saiba como fazer corretamente
Diferença entre as pegadas na remada baixa
Como vimos, na pegada pronada as mãos são posicionadas de modo que as palmas fiquem voltadas para baixo. Durante esse tipo de exercício, é possível utilizar uma barra reta e ajustar ligeiramente a amplitude da abertura dos braços, optando por uma posição mais ampla ou um pouco mais próxima.
“A pegada pronada geralmente coloca mais ênfase no trabalho do latíssimo do dorso, enquanto a pegada supinada destaca mais o bíceps”, fala Antônio Galego, diretor técnico da B. House Box Boutique em Maringá. Os músculos mais ativados nesse caso são:
- Latíssimo do dorso (parte mais larga das costas)
- Redondo maior (parte superior das costas)
- Romboide (músculos localizados entre as escápulas)
- Trapézio (parte média e superior)
- Bíceps braquial (braço)
- Deltoides posterior (ombro posterior)
Já na pegada supinada, as palmas das mãos ficam viradas para cima. Também pode ser feita com uma barra reta e a amplitude de pegada dos braços é normalmente mais alinhada aos ombros. “Uma pegada mais ampla geralmente recruta mais fibras musculares no latíssimo do dorso”, adiciona Antônio Galego. Os músculos mais ativado nesse caso são:
- Latíssimo do dorso
- Bíceps braquial
- Redondo maior
- Romboide
- Trapézio
- Deltoides posterior
Por fim, na pegada neutra as palmas das mãos estão voltadas uma para a outra. Essa pegada reduz o estresse nos pulsos e nos ombros, além de envolver mais os músculos do trapézio.
“A pegada neutra é uma opção intermediária que ativa bem o latíssimo do dorso, mas pode ser um pouco mais suave no bíceps em comparação com a pegada supinada”, fala o treinador. Os músculos envolvidos são:
- Latíssimo do dorso
- Redondo maior
- Romboide
- Bíceps braquial
- Trapézio
Leia mais: Remada curvada: como fazer, para que serve e variações
Outas variações
Além das polias, a remada sentada também pode ser feita em máquinas específicas das academias, conhecidas como máquinas articuladas. Nesse caso o exercício tem o mesmo objetivo, sendo que a diferença fica por conta do maior controle e segurança da máquina articulada e da maior ativação muscular ao longo de todo o movimento na remada na polia.
Lembre-se que, ao variar entre as pegadas durante o treinamento de remada sentada, é possível estimular diferentes grupos musculares das costas e dos membros superiores, proporcionando um desenvolvimento muscular mais completo e equilibrado. Sempre consulte um profissional da educação física.