Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Elegância e imponência não são as únicas características presentes nas famílias da realeza: elas também podem ser muito criativas quando se trata de nomear os próximos herdeiros. Para te inspirar, o MinhaVida reuniu alguns dos principais nomes de príncipes e princesas do mundo todo e seus significados. Confira!
Nomes de bebê inspirados em princesas
Charlotte: o nome da princesa do Reino Unido, filha do Príncipe William e da Princesa Kate Middleton, possui origem no germânico Karl e significa “mulher", “mulher do povo" ou “mulher livre”.
Leonor: filha do atual rei da Espanha, Felipe VI, a princesa Leonor carrega um nome com origem francesa, da palavra Aliénor, e significa "luz" ou "luminosa".
Diana: com origem a partir do latim diana, o delicado nome significa "divina", “aquela que ilumina”, “a luz do dia”. O nome se tornou popular a partir de Diana Spencer, Princesa de Gales, apelidada de "Princesa do povo".
Vitória: simples e forte, a princesa herdeira da Suécia e filha mais velha do rei Carlos XVI Gustavo possui um nome com origem no latim victoria, que quer dizer literalmente “vitória”.
Eugênia: é a variante feminina de Eugênio, que tem origem no grego Eugénios, e significa “bem-nascida”, aquela que tem origem nobre“, “aquela que tem boas origens”. Eugenie de York é neta da Rainha Elizabeth II e filha do Príncipe Andrew, do Reino Unido.
Ana: tradução do nome Anne, possui origem no hebraico Hannah e quer dizer "graciosa, cheia de graça". Ana é a única filha da falecida Rainha Elizabeth e tem o título de Princesa Real desde 1987.
Charlene: assim como Charlotte, o nome da princesa consorte de Mônaco, Charlene Lynette Wittstock, também vem do germânico Karl e significa “mulher", “mulher do povo" ou “mulher livre”.
Elisabeth: além de ser o nome da falecida Rainha do Reino Unido, Elizabeth II, ele também pertence à herdeira do trono da Bélgica e significa "o meu Deus é um juramento" ou "Deus é abundância".
Isabella: simples e bonito, é uma variante de Elisabete, que surgiu a partir do hebraico Elishebba e quer dizer "Deus é juramento", "consagrada a Deus". Isabella da Dinamarca, Condessa de Monpezat, é membro da família real dinamarquesa por ser a segunda filha do rei Frederico X e da rainha Maria.
Grace: é a variante inglesa de Graça, nome de origem religiosa proveniente do substantivo inglês grace, a partir do latim gratia, que quer dizer “graça”. Grace Kelly foi uma atriz estadunidense que, após estrear em inúmeras obras importantes no início da década de 1950, tornou-se princesa de Mônaco após casar-se com o príncipe Rainier III, em 1956.
Josephine: com origem no francês, significa "mulher que acrescenta algo". Josephine da Dinamarca, condessa de Monpezat, é membro da família real dinamarquesa e filha do rei Frederico X e da rainha Maria.
Lilibet: de origem grega, o nome é um diminutivo de Elizabeth e utilizado como um apelido carinhoso à falecida Rainha do Reino Unido. A filha de Harry e Meghan Markle será conhecida como Lili, que é uma variação de Lily, que significa "lírio".
Nomes para meninos inspirados em príncipes
George: é a variante inglesa do nome de origem grega Jorge, que surgiu a partir da palavra georgós, que significa "o que trabalha na terra", "agricultor". George de Gales é membro da família real britânica, filho mais velho do Príncipe William e da Princesa Kate Middleton, e ocupa o segundo lugar na linha de sucessão ao trono britânico.
Albert: é a versão inglesa, francesa e alemã de Alberto, uma variação do nome Adalberto, que vem do germânico Adalbert, que significa "nobre brilhante" ou "ilustre nobre". Albert II, marido da princesa Charlene, é o príncipe soberano do Principado de Mônaco, filho da princesa Grace Kelly.
William: tem origem a partir do germânico Willahelm, que quer dizer ‘’protetor resoluto '' ou ''o que tem vontade de proteger’’. William, membro da família real britânica, ocupa o primeiro lugar na linha de sucessão ao trono e recebe o título de Duque de Cambridge.
Frederico (Frederik): o herdeiro do trono da Dinamarca, primogênito da Rainha Margarida II e do conde Henrique de Laborde, possui um nome com origem no germânico, que quer dizer "rei" e "príncipe".
Harry: tem origem no francês Henri, que provém do germânico Haimirich, que significa “senhor do lar", "príncipe do lar". Irmão do príncipe William, Harry é o sexto na linha de sucessão ao trono britânico e recebe o título de Duque de Sussex.
Charles: tem origem na palavra germânica karal ou kerl, que literalmente significa “homem do povo”. Charles é o príncipe de Luxemburgo, filho primogênito de Guilherme, herdeiro de Luxemburgo, e de sua esposa, a condessa Stéphanie de Lannoy.
Jacques: o futuro herdeiro da coroa monegasca, filho do príncipe Albert II e da princesa Charlene, de Mônaco, possui um nome que é a variante gráfica francesa de Jacó e Jacob, nomes que se originaram a partir do hebraico Yaoqobh, que quer dizer “aquele que vem do calcanhar”.
Christian: surgiu a partir do latim Christianus, que por sua vez se originou a partir da palavra Christós, que quer dizer "ungir" e, por extensão, “cristo”, "o que é como Cristo" ou "o que é como o Ungido". Christian é um membro da família real dinamarquesa e herdeiro do trono dinamarquês por ser o filho mais velho do Rei Frederico X e da Rainha Maria.
Vicente: é originado a partir do nome em latim Vincentius, "o que está vencendo", “o que vence”, “aquele que conquista”. Vicente é um dos filhos do Rei Frederico X e da Rainha Maria, membro da família real dinamarquesa, e irmão gêmeo da princesa Josephine.
Archie: é o diminutivo de Arquibaldo e possui origem germânico. É o nome do filho mais velho de Harry e Meghan Markle, de Sussex, e neto da Rainha Elizabeth.
Louis: é um nome francês de origem germânica, do nome Ludwig, e quer dizer "guerreiro glorioso" ou "combatente famoso". Louis de Gales é membro da família real britânica, segundo filho do Príncipe William e da Princesa Kate Middleton, e ocupa o quarto lugar na linha de sucessão ao trono britânico.