Profissional da educação física e treinador da academia BHouse Crosstraing - Maringá.
Jornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iO agachamento sissy não é uma das formas mais comuns de agachamento, sendo considerada uma variação desafiadora e para pessoas mais experientes, já que exige maior cuidado com a postura e com a execução para evitar lesões.
O exercício coloca ênfase na extensão dos joelhos enquanto mantém o tronco ereto. Ao contrário do agachamento tradicional, no qual o tronco se inclina para a frente, no agachamento sissy a pessoa mantém o tronco reto e os joelhos avançam para a frente.
Este movimento recruta principalmente
- Músculos da parte frontal da coxa
- Glúteos
- Músculos posteriores da coxa (em menor grau)
Continue lendo para saber como fazer o agachamento sissy corretamente, mas, antes, vamos falar sobre os benefícios deste exercício!
Leia mais: Agachamento sumô: saiba para que serve, como fazer e variações
Benefícios do agachamento sissy
O treinador Patrik Alexandre Pereira dos Santos, da B House cross training- Maringá, alerta que sobre a complexidade do agachamento sissy, “sendo necessária uma orientação especializada e um bom preparo físico, não sendo indicado para alunos iniciantes”, informa.
“Ainda assim, é um excelente exercício para quadríceps, fortalecendo-o de forma bem isolada, diferente de outros agachamentos, que distribuem a carga para músculos do glúteo por exemplo”, completa.
Assim os benefícios do agachamento sissy incluem:
- Ênfase nos quadríceps: por recrutar mais os quadríceps, o agachamento sissy pode ser especialmente útil para quem busca desenvolver e fortalecer essa região muscular
- Menor carga na coluna: devido à posição vertical do tronco, há menos carga na coluna em comparação com o agachamento tradicional. Isso pode torná-lo uma opção mais segura para pessoas com histórico de lesões na coluna ou que buscam minimizar o estresse nessa região
- Melhora na postura: o agachamento sissy ajuda a promover uma postura ereta, o que pode ser benéfico para corrigir desequilíbrios posturais e fortalecer os músculos estabilizadores da coluna
Agora que você já conhece os benefícios do agachamento sissy, vamos ver como é a sua execução correta!
Leia mais: Agachamento hack: o que é e qual a diferença para o tradicional?
Como fazer agachamento sissy?
“A execução desta variação do agachamento é de certa forma simples e pode ser feita sem muito recurso, porém, a eficácia e o bom desempenho vão exigir uma boa execução e cuidados básicos, sendo um deles um bom preparo físico e ótima consciência corporal, tornando o exercício uma prática indicada para alunos não iniciantes", informa o especialista.
Vamos ao passo a passo de como fazer agachamento sissy:
Com os pés paralelos e abertos na largura dos ombros, erga os calcanhares, flexionando os joelhos para a frente e mantendo a postura ereta. “É possível usar uma barra ou qualquer apoio ao seu lado para impedir o desequilíbrio e uma possível queda”, diz o treinador.
Ao atingir um nível de amplitude em que a coxa quebre a linha paralela imaginária com relação solo, estenda os joelhos novamente, voltando o corpo à extensão total inicial, repetindo o movimento de acordo com seu programa de treinamento.
“Há também a possibilidade de executar o agachamento sissy em um aparelho, composto por uma base para prender os pés ao solo e um apoio para as panturrilhas, permitindo que o agachamento seja feito com o tronco ereto, sem que o indivíduo desequilibre ou caia”, complementa o especialista.
Leia mais: Agachamento búlgaro: para que serve e como fazer
Conclusão
É sempre bom lembrar da importância de se ter uma orientação de um profissional qualificado para execução de qualquer atividade física e principalmente de exercícios isolados.
“O agachamento sissy é do tipo que exige um cuidado ainda maior nesta questão, uma vez que traz uma pressão muito grande nos joelhos, aumentando assim o risco de lesões nesta articulação tão exigida no dia a dia e em práticas de atividade física”, finaliza Patrik.