A Dra. Camilee Tostes é especializada em Dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, fez também especializaç...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Arrancar um fio de cabelo branco não acelera o crescimento de outros fios grisalhos, ao contrário do que uma das principais crenças do universo da beleza afirma. As consequências do hábito são outras.
O MinhaVida conversou com Camilee Tostes, dermatologista e alergista adulto e pediátrica, para esclarecer o que acontece ao arrancar os fios brancos e como devem ser os cuidados com o cabelo grisalho.
O que acontece quando arrancamos um fio de cabelo branco?
Ao arrancar o fio branco, os demais vão continuar envelhecendo gradualmente, então é natural o surgimento de mais fios grisalhos, mas isso não se dá porque um foi arrancado, e sim pelo processo natural.
"Ao crescer aquele fio que foi arrancado, a perda de melanina em outros fios já evoluiu, e a percepção é que houve aumento de quantidade de brancos", esclarece Camilee, que também é especialista em estética avançada do Instituto Nutrindo Ideais.
Mas o que acontece na região específica em que o pelo branco foi arrancado? "Arrancar o fio do folículo piloso repetidamente pode levar ao dano permanente, de modo que este folículo para de produzir fios. Também pode causar afinamento dos fios e até uma alopecia cicatricial", explica Camilee.
A alopecia cicatricial é um das formas mais raras do problema, que pode desencadear a perda definitiva dos cabelos, causando danos no couro cabeludo que podem ser irreversíveis. Ele pode se manifestar de maneira diferente em cada pessoa, mas envolve, a princípio, a perda de cabelo em áreas pequenas, com contornos irregulares, que avançam gradualmente.
É possível reverter o envelhecimento capilar?
A perda de pigmento faz parte do envelhecimento capilar, sendo que o folículo perde a capacidade de sintetizar o pigmento melanina. Camilee explica que, além da genética, o estresse oxidativo é a principal causa de deterioração desse folículo e do surgimento dos fios brancos. Ele acontece quando o corpo produz radicais livres em excesso e não há substâncias antioxidantes suficientes para combatê-los.
"Ainda não há nenhuma medicação com comprovação científica que leve a essa reversão. O melhor a fazer é tentar diminuir esse estresse com hábitos de vida mais saudáveis, não fumar, ter uma vida menos estressante, priorizar uma alimentação saudável com alimentos ricos em vitamina B12 e antioxidantes", recomenda Camilee.
Cuidados com o cabelo branco
O cabelo branco costuma ser poroso e ressecado, além de áspero e frágil. Isso acontece porque, normalmente, o fio grisalho possui as cutículas abertas, o que faz com que a fibra capilar tenha menos capacidade de se nutrir. Portanto, é essencial manter uma rotina de cuidados para que ele se mantenha saudável e bonito.
Primeiro, para prevenir o tom amarelado que pode surgir com a ausência de pigmentos, você pode adotar o uso de um xampu neutralizador periodicamente, tendo cuidado com o excesso. Por ser mais frágil e naturalmente seco, também é recomendado hidratar os fios pelo menos uma vez na semana, com o uso de máscaras, segundo Camilee.
Além disso, produtos capilares com fotoproteção também são necessários para proteger os fios grisalhos da ação do sol. Em caso de exposição prolongada, proteções físicas, como chapéus e lenços, também são bem-vindas.