Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1991), residência e especial...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Alimentos enlatados são práticos, mas é preciso ter atenção ao consumir este tipo de produto! Nunca consuma um alimento enlatado que, ao ser aberto, faça barulho de gás escapando.
“Alimentos em conserva deteriorados ou passados da validade têm grande possibilidade de serem fonte de Clostridium Botulinum, uma bactéria que libera a toxina neuromuscular responsável pelo botulismo, doença rara e grave que pode causar dificuldade de respirar, paralisia muscular e até a morte”, explica o médico clínico Eduardo Finger.
Ele explica que o som de gás saindo da lata é um forte indício da presença desta toxina no alimento e, nesse caso, ele deve ser descartado.
Leia também: A MELHOR panela para a saúde segundo os médicos
Por que devemos evitar alimentos enlatados?
Apesar da praticidade e, às vezes, baixo custo, os alimentos enlatados, como milho, ervilha e palmito podem oferecer riscos à saúde que vão além do botulismo.
Mesmo estando com ótima preservação e dentro do prazo de validade, se consumido em excesso, esse tipo de comida pode aumentar os riscos de doenças crônicas, como diabetes e obesidade, devido ao seu alto teor de sal, açúcar e conservantes.
Se a comida enlatada não apresentar deterioração e não fizer barulho de gás ao ser aberta, pode ser consumida, mas sem exageros. A preferência é sempre por alimentos in natura.
Leia também: 7 alimentos comuns que têm MUITO sódio
Como escolher um alimento enlatado em bom estado?
Para evitar comprar produtos enlatados contaminados, com maiores riscos de afetar a saúde, é fundamental observar a aparência da lata. Jamais compre enlatados estufados ou amassados, pois esse é um forte indicativo de proliferação bacteriana.
Quando o produto já está aberto, os principais sinais de que ele não está próprio para o consumo são:
- Odor desagradável ou fora do normal
- Cor diferente do padrão (geralmente mais opaca)
- Líquido turvo
- Espuma
Para fortalecer a segurança, também é recomendado limpar bem a embalagem do alimento com água corrente e sabão ou álcool. Também é importante manter toda comida enlatada em um local arejado e com baixa luminosidade. Quando armazenados de forma incorreta, os alimentos tendem a perder suas propriedades nutricionais e têm o processo de deterioração acelerado.
Saiba mais: 13 alimentos que não estragam mesmo fora da data de validade