Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Simples e fáceis de compreender, os nomes curtos podem ter sonoridades bonitas e significados encantadores. Não é atoa que a tendência de nomes curtos e internacionais aumentou nos últimos anos.
Para te mostrar algumas opções lindas, o MinhaVida reuniu 18 nomes curtos de bebês para meninas (e os significados). Confira!
1. Jade: possui origem no latim ilia e significa “pedra preciosa” ou “flanco”.
2. Ava: curto e bonito, significa "a que vive", "a vivente", "a que tem vida" ou "cheia de vida"; “voz”, “som”; “desejada”. É o nome da filha da advogada Gabriela Prioli.
3. Nina: pode ter diferentes origens e, por consequência, diversos significados. Alguns deles incluem “menina”, “graciosa”, “protetora da fertilidade e mares” e “fogo”.
4. Chloe: pequeno e com uma sonoridade incrível, vem do grego chloé e significa “erva esverdeada”, “broto verde”, “folhagem nova, viçosa”.
5. Ana: popular no Brasil, o nome vem do hebraico Hannah e do latim Anna, que significam “graciosa, cheia de graça”.
6. Laís: tem origem no hebraico, grego e latim e seus sentidos remetem à “democrático”, “popular” e “mulher que tem popularidade”.
7. Lara: suas origens são incertas, como russo, islandês e para lendas mitológicas gregas. Entre os significados possíveis estão "falante", "da acrópole" ou, ainda "vitoriosa".
8. Lia: vem do hebraico Leah, que significa “vaca selvagem”.
9. Ayla: popular na Turquia, o nome pode apresentar os significados “luz da lua” ou “luar”. Outra possibilidade remete ao hebraico, sendo a transliteração do nome Eliah, que quer dizer “carvalho” ou “terebinto” (árvore com flores de cor avermelhada).
10. Íris: possui origem grega, deriva do verbo eiren (“dizer”) e significa “mensageira” ou “mensageira pela palavra”. Na mitologia grega, Íris era a deusa do arco-íris e mensageira dos deuses do Olimpo.
11. Isis: possui origem na palavra iestai, que significa “adiantar-se”. Na mitologia egípcia, Ísis era deusa da maternidade e da fraternidade.
12. Sara: vem do hebraico Sarah e quer dizer “princesa”, “senhora”, “dama”. É uma personagem popular nas histórias bíblicas, citada no Antigo Testamento como esposa de Abraão.
13. Zoe: é a versão judaica do nome hebraico Eva e carrega o sentido de vivacidade, de alegria, de quem é sagaz.
14. Lana: pode ter diferentes origens, como irlândes, o grego e até o russo. Portanto, ela pode apresentar os significados "minha criança", "pedra", "harmonia", "bela", "a reluzente", "a que flutua", "luz" ou "mundo".
15. Nala: curto e com origem africana, o nome ficou famoso pela personagem do Rei Leão. Ela carrega os significados de “água no deserto", “rainha”, “leoa”, “presente”, “haste”.
16. Mara: possivelmente possui origem tupi e significa “amarga" ou "guerra", "desordem", "revolução".
17. Rosa: surgiu a partir do germânico e foi para o inglês na forma de Rose, carregando os significados de “bela flor”, "tipo famoso" ou "espécie famosa".
18. Bella: normalmente usado como apelido para Isabella, o nome possui os significados “formosa”, “bonita”, “casta”, “pura”, “Deus é juramento”, “consagrada a Deus”.