Formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, a drª Fernanda Bombonatti fez sua primeira especialização em Clíni...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Conhecida pela personalidade marcante e pelas maquiagens extravagantes, Beatriz Reis, ou Bia do Brás, gerou comentários por algumas características específicas em sua pele. Com apenas 23 anos, a participante do BBB 2024 apresenta marcas de acne nas bochechas, linhas de expressão na testa, cicatrizes e sinais de exposição solar sem proteção.
Afinal, por que algumas pessoas desenvolvem linhas de expressão tão cedo? O MinhaVida conversou com a médica dermatologista Fernanda Bombonatti, que listou os principais fatores que causam o envelhecimento precoce e como devem ser os cuidados com a pele aos 20 anos de idade.
O que pode causar o envelhecimento precoce da pele?
De acordo com Fernanda, aos 20 anos estamos no auge da produção de colágeno, o que confere uma pele firme nesse período. No entanto, mesmo nessa idade alguns hábitos ajudam a envelhecer a pele, como:
1. Exposição ao sol sem filtro solar
A exposição ao sol sem o uso de protetor solar é a principal causadora do envelhecimento precoce, uma vez que provoca uma degeneração cumulativa da pele, promovendo uma pele áspera, com linhas e manchas. A falta de protetor solar também é um fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pele.
2. Tabagismo
Não é o caso da Bia do Brás, mas pessoas que fumam cronicamente costumam ter linhas de expressão em volta da boca, olheiras profundas e dentes escurecidos. Isso acontece pois o tabagismo está associado à morte das células e à maior produção de radicais livres, além de reduzir o fluxo sanguíneo da pele, dificultando a oxigenação dos tecidos.
3. Desidratação
A água é indispensável para o funcionamento do organismo. Os problemas provocados pela desidratação se tornam mais evidentes no maior órgão do corpo humano: a pele.
"Ela precisa ser hidratada por dentro e por fora. É por meio da água que as camadas internas receberão nutrientes e eliminarão as toxinas acumuladas", explicou a dermatologista Christiane Dal Magro ao MinhaVida.
O consumo de água também deve ser aliado ao uso de um hidratante, que contribui para a proteção da pele contra agentes externos, como poluição.
4. Consumo excessivo de álcool
A ingestão de bebidas alcoólicas provoca um dano generalizado ao organismo. Quando ocorre o consumo em excesso, enquanto o fígado metaboliza as primeiras doses, o álcool permanece circulando no sangue, causando alterações em diferentes órgãos. Uma das consequências é o aumento da produção de radicais livres, que provocam o envelhecimento.
5. Má alimentação
Uma dieta inadequada favorece o envelhecimento da pele de várias formas, a começar pelo aumento de peso, que está associado a mudanças na estrutura do colágeno — responsável pela sustentação e firmeza da pele.
Para somar, uma dieta rica em gorduras e alimentos industrializados aumenta a produção de radicais livres. Se ela não é composta por verduras, frutas e legumes que fornecem antioxidantes, o organismo não consegue combater os danos celulares causados por esses radicais — favorecendo o envelhecimento.
6. Poluição
Quanto mais poluído o ar, menor a quantidade de oxigênio disponível, o que reduz a oxigenação dos órgãos e tecidos. Para somar, os poluentes presentes no ar formam uma camada de toxinas que é absorvida pela pele, aumentando a produção de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento dos tecidos.
7. Expressões faciais repetitivas
As expressões faciais repetitivas, como franzir a testa ou sorrir amplamente, causam contrações musculares que contribuem para o surgimento de linhas de expressão. Eles podem ser mais proeminentes na testa, como é o caso da Bia do Brás, entre as sobrancelhas e ao redor dos lábios e dos olhos.
Quais os cuidados necessários para evitar rugas aos 20?
Os cuidados com a pele podem variar de acordo com a necessidade do momento. Aos 20 anos, ainda não há um processo de envelhecimento estabelecido, então eles são voltados para a prevenção.
Além de manter um estilo de vida mais saudável, prevenindo o consumo de ultraprocessados e praticando atividades físicas, alguns produtos são indispensáveis na rotina de skincare. São eles:
- Hidratante: o tipo pode variar de acordo com o tipo de pele (seca, normal ou oleosa), mas o hidratante é um produto essencial para melhorar a elasticidade da pele, proteger contra agentes externos e manter a barreira cutânea da pele. Ele também previne a descamação e reduz o surgimento de irritações
- Antioxidante: é um ativo que protege a pele contra a ação dos radicais livres, principais responsáveis pelo envelhecimento cutâneo. Os antioxidantes podem ser encontrados em séruns e cremes, como vitamina C, selênio e zinco
- Protetor solar: também pode variar de acordo com o tipo de pele, mas é um item obrigatório para todas as idades. Ele é responsável por proteger a pele contra os raios solares, prevenindo o surgimento de manchas, linhas de idade e até câncer de pele. O ideal é utilizar filtros acima de 50 FPS
Alguns procedimentos, em consultório dermatologista, também podem ajudar nos cuidados com a pele aos 20 anos — como limpeza de pele, peelings físicos e químicos e lasers não abrasivos. Além de melhorar a qualidade da pele, eles ajudam a prevenir o envelhecimento.