Profissional da educação física e treinador da academia BHouse Crosstraing - Maringá.
Jornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iO drop set é uma técnica de treinamento de musculação em que o objetivo é realizar um exercício até a falha muscular e, em seguida, reduzir o peso, continuando a série sem descanso.
Essa técnica é comumente usada em treinos de hipertrofia para aumentar a intensidade do exercício e desafiar os músculos de maneira mais eficaz.
“Esse método é muito eficaz para quem busca a exaustão muscular, podendo ser prescrito em um programa de hipertrofia, como é mais usado, mas também para quem busca o ganho de força ou até mesmo emagrecimento”, explica Patrik Alexandre Pereira dos Santos, treinador da B House Cross Training - Maringá.
Benefícios do drop set
- Aumenta a intensidade do treino, promovendo maior estímulo muscular
- Estimula o recrutamento de fibras musculares adicionais, o que pode levar a ganhos de força e tamanho muscular
- Provoca uma maior resposta metabólica, aumentando o gasto calórico durante e após o treino
- Ajuda a quebrar platôs de treinamento, desafiando os músculos de novas maneiras
Leia mais: Supino inclinado: veja 4 variações do exercício
Como fazer drop set?
Vamos ensinar como fazer drop set usando um exercício muito comum nas academias: o supino reto na barra.
Comece escolhendo um peso que permita que você realize cerca de 8 a 10 repetições com boa forma antes de atingir a falha muscular. Faça as repetições normalmente até que você não consiga mais completar uma repetição completa com a técnica adequada.
Então, reduza o peso imediatamente após atingir a falha, em cerca de 20% a 30%. Por exemplo, se você está fazendo o supino com 50 kg, reduza a carga para 40 kg (você pode contar com a ajuda de um professor um amigo para reduzir a carga rapidamente).
Sem descanso, continue a série com o peso reduzido, no caso, 40 kg, realizando mais repetições até atingir a falha novamente. Então, realize mais uma redução de peso, por exemplo, para 30 kg, e continue a série.
Não existe um limite exato nesse caso, você pode reduzir a carga até realizar o exercício apenas com o peso da barra, por exemplo.
Após completar todas as séries de drop set, descanse o tempo necessário antes de prosseguir para o próximo exercício.
Lembrando que o exemplo do supino é apenas ilustrativo. “Não há uma restrição de exercício para o método drop set, o que se indica é que a técnica seja realizada em um exercício que seja fácil a mudança de carga, para que o praticante não descanse o suficiente”, indica o treinador.
Leia mais: Remata serrote: o que é, para que serve e como fazer?
Conclusão
Incorporar drop sets em sua rotina de treinamento pode ser uma maneira eficaz de aumentar a intensidade dos exercícios e promover ganhos musculares significativos.
No entanto, é importante não exagerar no uso dessa técnica, sendo indicado realizá-la no máximo uma ou duas vezes por sessão de treinamento.
Consulte sempre um profissional de educação física para orientação adequada e segurança durante os treinos, evitando o risco de lesões.