Mestre em bioengenharia e graduado em educação física
Jornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iAs flexões de braços são um exercício popular de treinamento de força que têm como objetivo fortalecer os músculos do tronco superior. Este exercício simples e eficaz é frequentemente incorporado a programas de condicionamento físico devido aos seus benefícios e à sua versatilidade.
“A flexão de braço é adequada para a maioria das pessoas, mas indivíduos com lesões nos ombros, punhos ou nas costas devem consultar um profissional de saúde antes de começar”, alerta o treinador Adriano Aparecido da Silva, da academia Evoque.
Continue lendo para saber os benefícios das flexões de braços e conheça variações!
Leia mais: Supino inclinado: para que serve e 4 variações
Para que serve a flexão de braços?
As flexões servem para fortalecer os músculos do peito, tríceps, deltoides (ombros) e músculos estabilizadores do core. Elas ajudam a desenvolver resistência muscular e aumentar a força funcional do tronco superior. Este exercício também pode melhorar a estabilidade dos ombros e a postura corporal.
Os benefícios de fazer flexões de braços incluem:
- Fortalecimento do peito, o que pode melhorar a estabilidade do tronco e a capacidade de empurrar objetos
- Desenvolvimento dos músculos do tríceps, essenciais para atividades que envolvem empurrar e pressionar
- Aumento da força e resistência dos ombros, o que pode prevenir lesões e melhorar a funcionalidade dos movimentos diários
- Melhora da estabilidade do core, auxiliando na postura e na prevenção de dores lombares
- Não requer equipamento especial, podendo ser feito em qualquer lugar, tornando-o um exercício conveniente para a prática regular
- Flexões podem ser facilmente modificadas para atender diferentes níveis de condicionamento físico, tornando-as acessíveis para iniciantes e desafiadoras para atletas avançados
Leia mais: Remada serrote: o que é, para que serve e como fazer
5 variações de flexões de braços
O treinador Adriano Aparecido da Silva listou 5 ótimas variações de braços para você incluir em sua rotina. Mas não se esqueça de consultar um profissional da educação física, ok?
1. Flexão de braço tradicional
O formato tradicional da flexão pode ser feito com apoio dos joelhos no chão para quem está começando. Para quem já consegue fazer sem o apoio, a intensidade é maior. “Ela trabalha principalmente o peito, os ombros e os tríceps”, indica Adriano.
2. Flexão diamante
A dificuldade é maior, porque os braços ficam mais próximos durante a execução, exigindo mais dos braços. “Essa variação coloca mais ênfase nos tríceps”, fala o treinador.
3. Flexão inclinada
Essa variação da flexão de braço pode ser feita ao apoiar os pés em um objeto elevado, como uma cadeira, por exemplo. Ela pode favorecer a maior ativação da parte superior do peitoral.
4. Flexão de braço com apoio em barras paralelas
As barras paralelas normalmente são objetos de treino encontrados em academias ou nos parques. O movimento envolve flexionar os braços, descendo o corpo paralelamente ao aparelho, e subir usando a força dos tríceps, do peito, dos ombros e do core.
5. Flexão de braço com mãos elevadas
Nessa variação, os pés ficam apoiados no chão e as mãos em um objeto elevado, como um banco fixo. “Ela enfatiza os músculos do peito e reduz o estresse nos ombros”, fala o especialista.