Graduação em medicina pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Residência médica em Clínic...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Você já sentiu uma sensação de fome insaciável? Daquelas que não passam, independentemente do quanto você coma? Se isso acontece com uma certa frequência, pode ser um sinal de alerta de que é o momento de ir ao médico, pois, de acordo com Pedro Saddi, endocrinologista do Fleury Medicina e Saúde, o aumento do apetite pode a ser sintoma de uma série de condições médicas, como transtornos psiquiátricos e doenças crônicas.
Leia também: 14 motivos que fazem você estar sempre com fome
Quais condições de saúde dão muita fome?
Dentre os principais problemas de saúde que tendem a ser associadas com o aumento da sensação de fome, Pedro Saddi lista:
- Diabetes mellitus
- Hipertireoidismo
- Transtorno de ansiedade
- Compulsão alimentar
- Hipoglicemia
- Gravidez
- Estresse
- Alguns medicamentos, como os corticosteróides
Alguns hábitos alimentares, como uma dieta pobre em fibras e rica em carboidratos refinados com pouca ingestão de água, também podem estar por trás do aumento significativo do apetite.
Leia também: Por que sentimos fome depois de comer maçã? Especialista responde!
Como diferenciar a fome normal e a fome excessiva?
“A diferença entre a fome normal e a fome preocupante, que pode indicar algum problema de saúde, está na presença de mais indicativos de que há algo errado. É fundamental que o paciente procure ajuda médica se ocorrer um aumento inexplicado e persistente do apetite, associado a outros sinais e sintomas”, orienta Saddi.
O endocrinologista cita os principais sintomas relacionados às condições que causam o aumento da fome. São eles:
- Perda de peso
- Ganho de peso
- Nuctúria, que é o aumento do número de vezes que acorda à noite para urinar
- Palpitações
- Aumento da sudorese
- Alteração da menstruação
- Confusão mental
- Tontura
- Ingestão de grandes quantidades de alimento em curto intervalo de tempo
- Sensação de perda de controle ao comer
Leia também: Pessoas com transtorno alimentar são mais propensas ao abuso de álcool
Como evitar o excesso de fome?
No geral, manter um estilo saudável, incluindo atividades físicas regulares e uma alimentação balanceada, com refeições ricas em proteínas e fibras e sem dietas super restritivas, costuma ser o suficiente para que o organismo funcione bem como um todo e, consequentemente, não apresente um apetite desproporcional.
Caso a fome excessiva persista, é imprescindível marcar uma consulta médica, com um endócrino ou nutrólogo, para entender a origem do problema e poder tratá-lo da forma adequada.
Saiba mais: Endocrinologista: quando procurar esse especialista?