Irani Gomes dos Santos Souza é nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina.Mestr...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Alejandra Marisa Rodríguez, de 60 anos, foi eleita Miss Universo Buenos Aires e será a representante da província no Miss Universo Argentina. A advogada e jornalista conseguiu entrar na competição após o Miss Universo Argentina decidir, em 2022, retirar o limite de idade para as candidatas, que antes era de 28 anos. Se vencer, Alejandra poderá representar o país na edição mundial do concurso de beleza.
Em entrevista à emissora argentina El Trece, a miss compartilhou alguns de seus truques de beleza, sendo o jejum intermitente um deles. “Faço jejum intermitente, que é ficar um período de tempo sem consumir alimentos, para que o organismo vá se desintoxicando. Isso ajuda bastante. Tento comer alimentos orgânicos, muitas frutas, muitos legumes e usar bons cremes”, afirmou.
Mas como funciona o jejum intermitente? O método é saudável? Todo mundo pode adotar a prática? Entenda!
Saiba mais: Chás para a pele: 6 opções e seus benefícios
Como funciona o jejum intermitente?
O jejum intermitente consiste em janelas de jejum intercaladas com períodos onde se pode comer livremente. A técnica possui diferentes modalidades, podendo ser praticada em 12 horas, 16 horas e até 24 horas sem comer.
O método provoca queima de calorias pois faz com que o corpo busque a energia necessária nos estoques de gordura, como explica Irani Gomes dos Santos Souza, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina. “Com baixo aporte calórico então proporciona um déficit calórico e possível perda de peso”, afirma.
O jejum intermitente é saudável?
A especialista orienta que adotar hábitos alimentares saudáveis, com uma dieta sem excessos ou carências de ingredientes, é mais saudável do que a prática do jejum. “Os extremos relacionados à alimentação, seja para restrição alimentar ou alto consumo, sempre trazem malefícios ao nosso corpo”, pontua.
Entre os malefícios que o jejum pode causar a saúde estão:
- Perda muscular
- Anemia
- Hipocalcemia
- Carência de vitaminas D e E
- Hipovitaminose A
Saiba mais: Mitos de beleza: saiba o que é fato nas crenças mais comuns
Quem não pode fazer jejum intermitente?
Alguns pacientes podem acabar tendo maiores prejuízos à saúde com a prática do jejum intermitente, como crianças, adolescentes e grávidas. “Durante a infância, adolescência e no período gestacional a demanda energética é maior se considerada a outras fases da vida. A restrição severa pode resultar em déficit de crescimento, desenvolvimento e importante carência nutricional”, explica Irani.