Médica dermatologista formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com residência em dermato...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Ao contrário do que muitos acham, o protetor solar é um item que deve ser usado além das praias e piscinas. A proteção solar age contra os efeitos nocivos da radiação ultravioleta, UVA, UVB e infravermelho, e deve ser aplicado diariamente. As consequências da exposição solar sem proteção vão muito além do aspecto estético, e podem gerar graves complicações à saúde.
O MinhaVida reuniu uma série de fotos que mostram como a pele pode ser afetada pela negligência de proteção solar, as consequências da falta de uso e ensina a quantidade correta de protetor que deve ser aplicado. Confira!
Quais são os riscos da falta de uso de protetor solar?
As ondas solares emitem radiações ultravioleta (UV), que são altamente absorvidas e prejudiciais à pele. A exposição em excesso ao sol sem a proteção correta pode provocar:
- Câncer de pele
- Queimaduras solares
- Envelhecimento precoce
- Manchas
- Perda de colágeno
- Rugas
Saiba mais: 5 sintomas de doenças de pele que merecem atenção
Imagens mostram os danos causados pelo sol em peles que não receberam a proteção adequada:
Efeitos do sol em pele de idosa que não aplicou proteção solar no pescoço
Caminhoneiro fica com metade do rosto envelhecido após anos de exposição solar sem proteção
Danos causados na pele de homem que trabalhou por 70 anos ao ar livre sem proteção solar
Qual a quantidade correta de protetor solar?
Para proteger a pele dos raios solares é importante a aplicação correta e de um protetor solar adequado para a pele. “Para proteger a pele do corpo, as loções cremosas são as mais adequadas. Se houver muitos pelos, o uso de spray facilita a aplicação. No rosto, o filtro solar deve ser escolhido de acordo com o tipo de pele. Se ela for oleosa, o uso de gel, gel-creme ou loção oil-free é o mais adequado. Para peles secas, é mais indicado o uso de creme”, explicou a dermatologista Selma Cernea, do Hospital Israelita Albert Einstein (SP) em entrevista prévia ao MinhaVida.
A quantidade de protetor solar a ser aplicado no rosto equivale ao comprimento de 3 dedos, ou se baseando nas seguintes medidas:
- Face, pescoço e cabeça (em casos de calvície): 1 colher de chá
- Braços, dorso, tórax e abdômen: 1 colher de chá para cada região
- Pernas: 2 colheres de chá em cada
Saiba mais: Acne solar: o que é, tratamento e protetor solar indicado