Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo com pós-graduação em Nutrição Clínica e Nutrição Enteral e Parenteral...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Para aqueles momentos de cansaço e sono, nada melhor do que uma bebida energizante para ajudar a aguentar o dia. O tradicional cafézinho já é um velho conhecido e um forte aliado para quando falta energia. No entanto, os energéticos têm ganhado cada vez mais a preferência dos brasileiros, por trazerem sabores diferenciados e serem uma alternativa que também refresca. Mas, qual das bebidas é a opção mais saudável para obter energia?
O café é uma bebida rica em cafeína, substância que estimula o sistema nervoso central, como relata Angélica Grecco, nutricionista da clínica Eduardo Grecco. “[A cafeína] faz com que o organismo fique mais acelerado, com mais disposição, reduzindo a sonolência. Em algumas pessoas pode auxiliar no foco e concentração”, informa.
Já as bebidas energéticas trazem na composição cafeína e também a taurina, duas substâncias que estimulam o sistema nervoso central. “Devido a sua alta concentração acabam atuando de forma mais agressiva nos estímulos sensoriais de cansaço, fadiga”, esclarece a especialista.
Saiba mais: Quanto de café é preciso tomar para morrer? Ciência desvenda dúvida de quem tem medo de exagerar
Café ou energético: qual o mais saudável?
De acordo com a nutricionista, o café é a opção mais saudável para quem precisa de uma energia extra. “O café com certeza é muito mais saudável, devido à menor porcentagem de cafeína, sendo mais natural e fisiológico e por não ter a presença de açúcares, edulcorantes, conservantes e corantes”, explica.
Consumo sem excessos
É preciso ter cautela quanto ao consumo em excesso de ambas as bebidas. Apesar de ser a opção mais saudável, o café pode provocar:
“Os energéticos, são ainda mais perigosos, devido às altas concentrações de cafeína, taurina, açúcares, conservantes e corantes, podendo causar problemas cardíacos e aumento da pressão arterial”, destaca Grecco.
Saiba mais: 11 opções de sucos para começar o dia com disposição