Neurocirurgião (CRM SC 12148/RQE 9242) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com especialização pelo Hospit...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Nesta quinta-feira (16), o ator Tony Ramos, de 75 anos, foi internado no Hospital Samaritano de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, onde passou por uma cirurgia para drenar um hematoma subdural, um tipo de sangramento intracraniano. De acordo com informações da família e do boletim médico, o procedimento foi bem-sucedido e o quadro de saúde do artista é estável.
“O Hospital Samaritano Botafogo informa que o ator Tony Ramos foi submetido a uma cirurgia de drenagem de hematoma subdural no início da noite de hoje (16/05). O estado de saúde do paciente é estável”, informou o comunicado.
Mas o que é o hematoma subdural? A condição é considerada um AVC? Entenda mais sobre o que aconteceu com o ator!
O que é hematoma subdural?
O hematoma subdural se caracteriza pelo acúmulo de sangue no cérebro, na região entre o encéfalo e o crânio. Normalmente, a condição é causada por um trauma na cabeça e pode ser considerada crônica ou aguda, dependendo da gravidade da lesão. No entanto, também pode ser provocada pelo uso de medicamentos anticoagulantes, envelhecimento e abuso de álcool.
Saiba mais: Hemorragia cerebral: o que é, sintomas e se tem cura
Hematoma subdural é um AVC?
Apesar do hematoma subdural ser uma condição cerebral, ela não é considerada um acidente vascular cerebral. Isso porque o hematoma ocorre pelo acúmulo de sangue no cérebro, enquanto o AVC é provocado pela interrupção do fluxo sanguíneo para uma região do cérebro.
Sintomas do hematoma subdural
Os sintomas do hematoma subdural podem se manifestar de forma lenta, como explica Wuilker Knoner, Presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. “Quando a causa é uma queda, muitas vezes o paciente não apresenta sintomas imediatamente. Isso é chamado de intervalo lúcido. Eles desenvolvem sintomas dias depois”, informa.
Entre os sintomas mais comuns estão:
- Dor de cabeça forte
- Náusea e vômito
- Confusão mental
- Dificuldade de equilíbrio
- Tontura
- Problemas de visão
Saiba mais: O cérebro como NINGUÉM nunca viu: veja imagens feitas por máquina de ressonância mais potente do mundo
Tratamento do hematoma subdural
O tratamento para o hematoma subdural tem o objetivo de drenar o sangue além de tratar a causa que provocou o quadro. Pode ser necessário uma cirurgia para reduzir a pressão no local, além do procedimento de sucção do hematoma.
“O tempo que leva para se recuperar de um hematoma subdural varia de paciente para paciente. Somente o médico pode dizer o que esperar com base na sua situação específica. Algumas pessoas sentem-se melhor algumas semanas após o tratamento, enquanto outras podem nunca se recuperar totalmente”, finaliza Wuilker.
Na tarde desta sexta-feira (17), um novo boletim médico divulgado indicou uma “significativa melhora” do ator após a realização de novos exames. “O paciente realizou uma nova tomografia de crânio na manhã de hoje (17/05), que mostrou significativa melhora. Tony Ramos respira sem auxílio de aparelhos, está lúcido e seu estado de saúde é estável”, informou o texto.