Nutricionista, pós graduada em Nutrição Funcional pela VP, formação em Modulação Intestinal é especializada em atendimen...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Julgar pela aparência nem sempre é uma boa decisão, e quando nos referimos à escolha da melhor fruta, essa ideia também deve ser levada em consideração. Ao contrário do que muita gente acredita, nem todas as frutas visualmente perfeitas são as mais gostosas e doces. Em alguns casos, o aspecto perfeito é um indicativo de que a fruta ainda não está madura.
Mas para além dos benefícios que envolvem o sabor do alimento, Isabella Farias, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, explica que não se limitar às frutas esteticamente perfeitas tem um porquê importante: evitar o desperdício de comida.
“Pensando na sustentabilidade e no desperdício dos alimentos, escolher as frutas feias do mercado, hortifruti ou feira ajudam muito, já que, muitas vezes, elas são deixadas de lado pelo consumidor por não estarem tão atraente quanto outras”.
Leia também: 14 frutas que devem (ou não) ir para a geladeira
Quais são os benefícios de escolher as frutas mais feias?
As principais razões para escolher as frutas “imperfeitas” no hortifruti são:
- Diminuição do desperdício
- Elas costumam ser mais baratas
- O valor de nutrição se mantém
Em alguns casos, as frutas “feias” podem ser até mais nutritivas do que aquelas que são vistas como perfeitas. Isso porque os alimentos orgânicos tendem a ser menos bonitos do que frutas esteticamente perfeitas que, geralmente, conseguem a perfeição através de agrotóxicos.
Leia também: Compare os alimentos orgânicos com os convencionais
Vale a pena comprar frutas mais maduras?
Frutas bem maduras também tendem a ser rejeitadas por conta da aparência, mas engana-se quem pensa que elas não têm o seu valor. Quando estão no auge da madurez, as frutas costumam apresentar cores mais vivas e aroma mais adocicado. Com o decorrer do tempo, um pouco mais maduras, elas podem não ser tão bonitas quanto no ponto alto da madurez, mas ainda oferecem benefícios à saúde.
Isabella Farias explicou que frutas mais maduras não apresentam diferença no valor nutricional em relação às demais, mas alertou que é preciso manter a atenção aos sinais da aparência que indicam que as frutas já não estão boas.
“As frutas não vão estar boas para o consumo quando já estiverem muito maduras a ponto de estarem moles, com sinais de mofo e cheiro ruim. Caso a fruta esteja mais feia mas não apresente esses sinais, ela está apta para seu consumo”.
Leia também: Como escolher fruta no hortifruti sem precisar ficar apertando elas
3 receitas fáceis com frutas bem maduras
1 - Smoothie de abacate
Ingredientes
- 1 abacate bem maduro
- ½ xícara (chá) de chá verde gelado
- 1 colher (chá) de mel
- 1 colher (café) canela
Como preparar
Em um liquidificador, acrescente todos os ingredientes acima e bata por cerca de 1 minuto. Em seguida, adicione gelo a gosto e sirva.
2 - Bolo de banana com canela
Ingredientes
- 2 ovos 300g de farinha de aveia ou em flocos médios
- 2 a 3 bananas bem maduras
- 20 ou 30g de uva passa
- Fermento em pó
Como preparar
Em uma forma untada, distribua algumas rodelas de banana. Em paralelo, bata no liquidificador os ovos, as bananas e a uva passa até formar uma massa cremosa. Despeje a mistura em uma tigela junto ao fermento em pó e a farinha de aveia, e misture bem. Leve a massa para assar na forma untada, em forno médio e pré-aquecido, por cerca de 40 minutos ou até dourar. Por fim, polvilhe canela a gosto e sirva.
3 - Geleia de morango sem açúcar
Ingredientes
- ½ kg de morangos bem maduros
- ½ xícara de xilitol ou stévia
- ½ limão espremido
Como preparar
Em uma panela, acrescente os morangos (higienizados e picados) e o adoçante em fogo baixo. Quando começar a soltar água dos morangos, acrescente o limão, mexendo sem parar até chegar no ponto de geleia. Leve para geladeira por, pelo menos, 1 hora, e sirva como preferir.
Saiba mais: 7 maneiras de aproveitar bananas maduras sem jogá-las fora