Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco e com especialização em Ginecologia pelo Depar...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Neste domingo (2), a apresentadora Lívia Andrade recebeu alta do hospital Sírio Libanês após ter sido internada durante o feriadão para passar por um procedimento ginecológico. Sem dar muitos detalhes sobre o motivo da sua internação, Lívia compartilhou nas suas redes sociais que precisou fazer uma videohisteroscopia cirúrgica — exame indicado para diagnosticar uma série de doenças intrauterinas.
“O Dr. Kalil já resolveu me deixar por ali mesmo para resolver o meu problema, tirar da frente. E foi a melhor coisa que eu fiz. Estou ótima, graças a Deus, foi um sucesso a cirurgia. Segunda-feira eu já volto às minhas atividades normais”, comemorou a apresentadora.
Lívia também aproveitou o desabafo para alertar seus seguidores sobre os sinais de seus próprios corpos.
“Desde o começo do ano para cá, eu estou com a rosácea muito atacada. Eu estava com uma queda de cabelo muito intensa, estava ficando anêmica. Eu estava tentando tratar, tomando antibiótico, e nada. Depois de alguns exames, eu já arranquei um negocinho insignificante, com menos de dois centímetros para causar tanto problema na minha vida em tão pouco tempo. Nos exames do ano passado, ele não estava ali. Nos exames que eu fiz esse comecinho, em março, apareceu bonitinho ali. Estava acabando com a minha pele, com a minha saúde, dor de cabeça, sangramentos, queda de cabelo, cólicas, vazamentos… Agora estou ótima”, contou.
Leia também: Tipos de miomas uterinos: conheça as características e sintomas
Qual a importância dos exames ginecológicos?
Em entrevista ao MinhaVida, Claudio Basbaum, médico especializado em Ginecologia e Obstetrícia, explicou que os exames ginecológicos são fundamentais para manter a saúde íntima feminina em dia e longe de possíveis complicações.
“As consultas ao ginecologista são essenciais para acompanhar a saúde íntima e sexual da paciente e para a prevenção e diagnóstico precoce de diferentes doenças, algumas ISTs, alterações hormonais, cistos e até tumores”.
Quando procurar um ginecologista?
No geral, a ida ao ginecologista deve ocorrer periodicamente, pelo menos uma vez ao ano, independentemente se a paciente apresenta sinais fora do comum na região íntima ou não. Dentre os sintomas que servem como sinal de alerta para buscar o ginecologista mais rapidamente, destacam-se:
- Corrimentos com odor e coloração alterada
- Coceira vaginal
- Cólicas ao urinar
- Urina com odor alterado
- Sinais de verrugas ou lesões na vulva e na vagina
- Sangramentos intensos após relação sexual
- Fissuras vaginais com dor
Saiba mais: 10 fatores que podem causar dor na mulher durante o sexo