Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iNesta quarta-feira, 7 de junho, a influenciadora digital, Clara Maia, tomou um susto que toda mãe não gostaria de vivenciar. Ela compartilhou em suas redes sociais que seu filho José, de quase 2 meses de vida, se engasgou com o leite materno uma hora depois de mamar.
No vídeo gravado pela babá eletrônica no quarto das crianças, André Coelho, o marido de Clara, foi quem percebeu os primeiros sinais de engasgo e alertou a esposa:
“Ele viu que o José estava ficando vermelho, com leite saindo pelo nariz e pela boca, muito leite. Quando cheguei, já cheguei pegando ele, que eu sabia fazer. Graças a Deus, fui tomada por uma calma que até agora não consigo explicar. Agora, só de pensar, meu coração dispara”, contou a influencer após o susto.
Clara sabia como fazer a manobra de Heimlich, que foi o que salvou a vida do seu bebê. Você sabe como é feita? O MinhaVida explica o passo a passo de como realizar esse procedimento que ajuda bebês e crianças durante um episódio de engasgo.
Como perceber que um bebê ou uma criança está engasgando?
Os primeiros sinais de engasgo são bem evidentes: a criança não consegue respirar, nem emitir som ou tossir, o rosto começa a ficar vermelho e roxo com o passar do tempo. Por isso, é importante que você saiba agir o mais rápido possível nesse momento.
No vídeo publicado em suas redes sociais, Clara Maia desabafou sobre como o seu bebê ficou quando estava engasgado: "Não dá para descrever o que é ver o bebezinho ficar roxo e lutar pela vida dele. De tentar respirar e não conseguir”, disse a influencer.
CLIQUE AQUI E VEJA O VÍDEO COMPLETO!
Além do leite materno, o bebê ou a criança também podem se engasgar com objetos e certos tipos de alimentos. Por isso, a pediatra Priscila Zanotti Stagliorio alerta: "Não se pode oferecer para um bebê, por exemplo, pedaços de alimentos grandes e ou duros e esperar que ele mastigue com a gengiva", explicou a médica em entrevista prévia ao MinhaVida.
Leia também: Método BLW: como fazer e dicas para evitar o engasgo
Manobra de Heimlich: passo a passo de como fazer em caso de engasgo
Apesar de ser uma situação assustadora, é importante manter a calma e saber exatamente o que fazer para salvar a vida do bebê ou criança. A seguir veja como realizar a manobra de Heimlich corretamente:
Em crianças menores de um ano:
- Apoie a criança sentada na sua perna;
- Coloque a palma da mão apoiada no queixo do bebê;
- Coloque os dedos indicador e do meio das mãos apoiados nas bochechas entre a boca do bebê, em forma de V;
- Vire a criança de bruços, de modo que ela fique com o tronco apoiado em seu antebraço, os pés encaixados embaixo da sua axila e com a cabeça inclinada para o chão abaixo do seu quadril.
- Em seguida, use a parte inferior da outra mão para dar cinco tapas firmes na região das costas, entre os ossinhos da costela, para que o corpo estranho seja expelido.
Normalmente, esses três passos já ajudam a desengasgar a criança, mas, caso isso não aconteça, é necessário partir para a segunda etapa da técnica:
- Vire o bebê de barriga para cima ainda apoiado no braço.
- Com os dois dedos maiores da outra mão, pressione a região entre os mamilos cinco vezes até que o objeto seja expulso ou a criança demonstre reação e seja possível a retirada do que provocou o engasgo - algo que precisa ser feito com cuidado para não empurrar novamente para a garganta.
Caso não resolva, continue repetindo a manobra a partir dos primeiros cinco passos acima até o bebê responder.
Em crianças maiores de um ano:
- Abrace a criança (ou adulto) por trás, com uma das mãos em forma de punho fechado (como de um soco) e a outra sobre ela para comprimir a região abaixo das costelas (no diafragma.
- Faça esse movimento de aperto sempre no sentido para cima, até que o objeto seja deslocado da via aérea para a boca e jogado para fora.
IMPORTANTE: enquanto o procedimento é feito, peça para outra pessoa ligar para a emergência médica, assim é possível que o profissional recomende outros cuidados ou mande uma equipe para o local, se for necessário.
No vídeo, a influencer ainda fez um apelo para que essa manobra seja mais difundida entre as pessoas. "A gente precisa muito saber. Manobras e primeiros socorros tinham que ser dados no colégio, ter informação como agir. Em uma dessas, a babá salva, o pai salva, a mãe, o porteiro. Quem estiver em volta pode ajudar e salvar", desabafou.
Leia mais: A cada 2 horas, uma criança vai à emergência por ingerir produto de beleza