Patrícia é graduada em medicina pela Universidade Estadual do Amazonas desde 2013, com pós-graduação em Nutrologia, pel...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
De tempos em tempos, uma nova dieta se torna tendência, com promessas milagrosas e resultados instantâneos. No entanto, o processo de emagrecimento é bem mais complexo do que muitas das “dietas do momento” tentam vender. O MinhaVida conversou com Patrícia Santiago, médica pós graduada em nutrologia, que revelou quais são as piores dietas que se pode fazer e os motivos que as tornam prejudiciais.
As piores dietas que você pode tentar fazer
1. Dieta da sopa de repolho
A dieta da sopa de repolho consiste em consumir exclusivamente sopa de repolho caseira por sete dias, intercalando o consumo de algumas frutas e legumes permitidos em determinados dias da semana. “Embora possa resultar em perda rápida de peso, é deficiente em nutrientes essenciais e não é sustentável”, informa Patrícia.
2. Dieta da Bela Adormecida
Na dieta da Bela Adormecida é sugerido passar longos períodos dormindo para evitar realizar refeições ou até mesmo sentir fome. Segundo a especialista, esse tipo de dieta é perigosa e pode promover hábitos não saudáveis relacionados ao sono e à alimentação, como transtornos alimentares e depressão.
Saiba mais: Essa dieta foi eleita SETE vezes a melhor do mundo
3. Dieta HCG
A dieta HCG consiste em um cardápio restritivo de 500 calorias e na aplicação diária de gonadotrofina coriônica humana (HCG), hormônio produzido pela placenta durante a gestação. Além de ineficaz, a dieta pode provocar problemas de saúde por influenciar a produção de outros hormônios, como o estrogênio.
4. Dieta do algodão
A dieta do algodão, também conhecida como The Cotton Ball Diet, propõe o consumo de bolas de algodão umedecidas em suco de frutas ou água, para evitar a ingestão de calorias e induzir a saciedade. “É extremamente perigosa e pode levar a obstruções intestinais e outras complicações graves”, afirma Santiago.
Como escolher a dieta certa?
É importante buscar ajuda profissional antes de iniciar qualquer tipo de dieta ou mudança na alimentação. “É sempre aconselhável seguir dietas que sejam balanceadas, variadas e baseadas na sua realidade com adequações de acordo com sua rotina e com recomendações de profissionais de saúde”, orienta Patrícia.
Saiba mais: Regra dos 80%: do que se trata esse "segredo" dos japoneses para sempre manterem o peso?