Nutricionista, pós-graduada em Nutrição Funcional e Fitoterapia, pós-graduanda em endocrinologia e nutrição, especializa...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Em época de streamings, onde é possível assistir uma variedade de filmes e séries sem precisar sair de casa, comer em frente à TV tornou-se um hábito persistente. Mas o que parece ser só um momento de entretenimento, na verdade pode ser um grande problema para a saúde — em especial, a das crianças.
Ao MinhaVida, a nutricionista Fernanda Esquitino, do Instituto Nutrindo Ideais, explicou os possíveis danos à saúde que comer assistindo a televisão pode acarretar.
“Para começar, o principal problema é o aumento da probabilidade de consumo excessivo de calorias, visto que, comer na frente da televisão faz com que não tenhamos atenção plena em relação ao que está sendo feito, logo, comemos mais do que precisamos. Junto a isso, problemas relacionados a má digestão, já que a mastigação pode ficar prejudica e pouco eficiente”.
Ainda segundo a especialista, o hábito de assistir TV comendo algo também pode estar relacionado ao aumento de peso e ao sedentarismo.
“No caso das crianças, é ainda pior, já que além de todas as questões citadas anteriormente, ainda podemos destacar problemas emocionais, ansiedade e falta de manejo social, ou seja, a criança acaba não sabendo como se comportar”, alertou a nutricionista.
Leia também: Comer menos pode te fazer viver mais anos: veja como!
Como evitar que os filhos comam em frente à TV?
Para evitar que as crianças comam em frente à televisão, algumas mudanças simples na rotina podem ajudar.
1 - Estabeleça regras durante as refeições
Você pode criar uma regra de que todas as refeições e lanches devem ser consumidos na mesa de jantar e proíba o uso de TV ou celulares durante as refeições para manter o foco na comida e na interação familiar.
2 - Crie um ambiente agradável para as refeições
Torne a hora das refeições um momento especial, com conversas e interação familiar. Se possível, arrume a mesa de forma atrativa para tornar o momento ainda mais convidativo.
3 - Envolva as crianças no processo preparação das refeições
Envolva as crianças na preparação dos alimentos. Deixe-as participar do planejamento das refeições semanais, por exemplo.
4 - Estabeleça rotinas
Estabeleça horários fixos para comer para que as crianças saibam quando esperar a próxima refeição. Crie uma rotina de preparação que inclua lavar as mãos, arrumar a mesa e ajudar a servir.
“Os pais também precisam ser exemplos, então, nada de televisão, telefones ou qualquer coisa que distraia a atenção das crianças. As refeições devem sempre serem feitas à mesa e com conversas sadias sobre como foi o dia, e o que farão no dia seguinte. Jogos e brincadeiras também irão ajudar”, finalizou a nutricionista.
Saiba mais: 10 receitas simples para fazer com crianças