Com mais de 40 anos de experiência, Dr. Paulo Chaccur é formado pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo. I...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iImagine só: um equipamento tão avançado que pode substituir as funções do coração e do pulmão durante cirurgias cardíacas complexas. Parece coisa de ficção científica, mas este aparelho já é uma realidade e pode ser encontrado aqui no Brasil e, agora, ganhou uma nova versão ainda mais tecnológica.
O novo equipamento, chamado Essenz, é uma máquina de circulação extracorpórea fabricada pela empresa de dispositivos médicos LivaNova, que chegará ao país durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) no dia 14 de junho.
Mas quais são as vantagens que essa nova tecnologia pode proporcionar para os pacientes e médicos? O MinhaVida esclareceu essa questão e deu mais detalhes sobre essa máquina.
Saiba como funciona a máquina de circulação extracorpórea
Essa tecnologia, também chamada de "coração-pulmão artificial", funciona como um verdadeiro salva-vidas em vários procedimentos cirúrgicos delicados.
A máquina é responsável por assumir as funções vitais do coração e do pulmão enquanto os médicos realizam cirurgias cardíacas em seus pacientes, o que permite que a pessoa operada se mantenha viva ao longo de todo o procedimento.
O aparelho possui uma série de recursos modernos, incluindo alarmes sonoros e visuais para monitoramento e segurança, uma unidade de backup com bateria para 180 minutos de operação, sensores de bolhas, pressão, nível de sangue do oxigenador e um misturador de gases de alta precisão.
Além disso, a máquina também possui um sistema de backup para os dispositivos mais críticos, como a bomba arterial. Se um desses dispositivos falhar durante a operação, o backup assumirá automaticamente sua função, garantindo a continuidade e segurança do procedimento.
Leia mais: É normal sentir cansaço depois de uma cirurgia cardíaca?
As vantagens do uso da máquina de circulação extracorpórea para pacientes e equipe médica
A máquina, além de ser uma grande inovação para a medicina, proporciona uma série de vantagens não só para o paciente, mas também para a equipe médica.
Ela melhora o fluxo de trabalho dos médicos, promove uma recuperação mais rápida e segura para os pacientes, sua tecnologia diminui a possibilidade de lesões neurológicas e insuficiência renal aguda, além de reduzir significativamente o tempo de internação e os custos de acompanhamento.
Marcio Yoshikawa, diretor da empresa LivaNova na América Latina, destaca mais benefícios do uso dessa máquina: “Nossa tecnologia é capaz de diminuir o tempo de internação e acompanhamento ambulatorial, pois reduz a possibilidade de lesões neurológicas temporárias ou definitivas por fluxo cerebral inadequado, ou a ocorrência de microbolhas no processo de perfusão", explicou.
Entretanto, o cardiologista Paulo Chaccur, em entrevista anterior ao MinhaVida, esclareceu que o tempo de recuperação de um paciente que passou por uma cirurgia cardíaca varia bastante.
“Tudo vai depender da condição nutricional e emocional pré-operatória, da cardiopatia a ser tratada (com ou sem disfunção miocárdica), do tempo total da cirurgia (principalmente da duração da extracorpórea) e da participação do paciente, que pode minimizar a agressão da cirurgia em seu organismo com uma atitude positiva e colaborativa”, afirmou.
Leia também: Insuficiência cardíaca: causas e consequências