Graduação e Residência Médica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), especialização em Reprodução Humana pela...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O congelamento de óvulos é uma opção para mulheres que ainda não têm certeza se desejam engravidar ou que querem adiar a maternidade por diversos motivos, sem enfrentar dificuldades no futuro. Isso porque a fertilidade feminina atinge seu pico entre os 20 e 25 anos, diminuindo progressivamente com o passar do tempo, o que pode dificultar uma gravidez natural.
Mas quanto a mulher brasileira tem que arcar para preservar o desejo de uma gravidez no futuro? Saiba quanto custa o congelamento de óvulos, como o procedimento é feito e até qual idade é possível congelar os óvulos.
Em média, quanto custa o congelamento de óvulos?
O preço de um congelamento de óvulos pode variar de acordo com a região e clínica onde será realizado o procedimento. Segundo Larissa Matsumoto, especialista em reprodução assistida da Vida Bem Vinda, unidade do FERTGROUP, outros aspectos que podem influenciar no valor do congelamento é a idade e reserva ovariana (quantidade de folículos presentes no ovário) da paciente, fatores que são utilizados para estimar a quantidade de óvulos a serem congelados.
Saiba mais: Até que idade é possível engravidar?
“Uma mulher que tem uma ótima reserva ovariana pode em um único estímulo conseguir a quantidade estimada, ao passo que aquelas que possuem baixa reserva ovariana, terão um número menor de óvulos, sendo preciso, realizar mais estímulos, o que encarecerá o tratamento”, informa a especialista.
Conforme explicação de Matsumoto, de forma geral, o congelamento pode custar entre 20 a 30 mil reais por cada ciclo de coleta.
Como é feito o congelamento de óvulos?
Antes do procedimento, pode ser solicitada uma bateria de exames para avaliar a saúde clínica da paciente e se o uso de hormônios para estimular a ovulação será necessário. A medicação é ministrada a partir do segundo ou terceiro dia da menstruação de 10 a 12 dias.
A coleta é feita em centro cirúrgico e com sedação. De acordo com Larissa Matsumoto, o método é feito com uma punção transvaginal guiada por um ultrassom, que aspira, dentro do folículo, o líquido do seu interior, onde se encontra o óvulo. Após a coleta, os óvulos são encaminhados para um laboratório e preparados para o congelamento por um embriologista.
Saiba mais: Óvulos congelados ficam velhos ou podem "estragar"?
Até qual idade é recomendado congelar os óvulos?
Segundo a especialista, não há uma idade limite para realizar o congelamento dos óvulos. No entanto, à medida que a mulher envelhece, aumenta a necessidade de coletar um maior número de óvulos.
“Importante ressaltar que com a idade, devido a queda da reserva ovariana, frequentemente, nos deparamos com a necessidade de mais de um ciclo de estimulação ovariana”, destaca Larissa Matsumoto.